Entidades se reúnem na Fecomércio-MT para dar continuidade a projeto de inserção de PcDs no mercado de trabalho

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, recebeu, nesta segunda-feira (9), representantes de entidades governamentais que assistem pessoas com deficiência para dar continuidade ao projeto de qualificação profissional que será oferecido às pessoas com deficiências para melhor inseri-las no mercado de trabalho.

Na ocasião, os representantes da Fecomércio-MT, o superintendente Igor Cunha, o diretor regional do Sesc e Senac no estado, Carlos Rissato, e os conselheiros Kassio Catena (Sincovaga-MT) e Eduardo de Souza Maria (SRTB-MT), alinharam detalhes para melhor execução do projeto. Entre as medidas, está a oferta de cursos profissionalizantes por meio do Senac-MT, disponibilizando, assim, esses profissionaiss às empresas que possam estar irregulares perante a legislação.

A iniciativa visa atender empresários do estado que necessitam cumprir a Lei federal nº 8.213/91 - que estabelece normas de cotas para PcD nas empresas -, já que a grande maioria tem enfrentado dificuldades para encontrar profissionais com algum tipo de deficiência, independentemente do seu porte e do quadro de funcionários.

Para Wenceslau Júnior, a qualificação profissional e a inclusão social podem contribuir para que essas pessoas sejam inseridas ou reinseridas à sociedade com maior otimismo. “Além de atender ao que estabelece a lei, nosso intuito é ampliar a possibilidade de trabalho e renda desses profissionais para que tenham melhores condições de empregabilidade e, com isso, consigam ganhar mais, contribuindo com suas famílias e se tornando menos dependentes do governo”, explicou.

Pela parte do Senac em Mato Grosso, o diretor da entidade afirmou que o Sistema Comércio está focado na qualificação profissional de todos os interessados em buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Estamos 100% interessados em trabalhar com esse público, ofertando os cursos necessários para atender toda a área do comércio em geral no estado”, afirmou Rissato.

Para a representante do estado, a conselheira estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Jandira Andrade, destacou a necessidade de se colocar em prática o projeto em todo estado. “As pessoas com deficiências precisam ser inseridas nas empresas nos 141 municípios do estado. Com a atuação do Sistema Comércio e com os processos se desenrolando, com certeza este projeto terá êxito”.

Também participaram da reunião representantes de entidades de classe voltados ao trabalho com pessoas com deficiência, como a coordenadora de Ações Inclusivas do Senai-MT, Denise Torres Molina, a superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Tais Augusta de Paula, o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Cuiabá, Rubens Silva, a auditora-fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTB-MT, Caroline de Almeida Mendes, a secretária-executiva da presidência da CDL Cuiabá, Clara Faleiro.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa da Fecomércio-MT