Ação do Verde Novo distribui mais de 400 mudas de 15 espécies aos colaboradores da Energisa

Mais de 400 mudas de árvores ornamentais e frutíferas foram distribuídas aos colaboradores da Energisa durante ação do Verde Novo, projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros, nesta segunda-feira (13). Ao todo, foram 15 espécies de plantas desde a preferida do público, a jabuticaba, cujas mudas foram as primeiras a acabar, até frutas menos conhecidas como pitomba e pacupari. Ação ocorreu em dois prédios da Energia, na subestação da Energisa no bairro Leblon e na sede do Morro da Luz.

“As plantas menos conhecidas também acabam despertando a atenção. Na mesma hora a pessoa busca na internet como é planta e as características do fruto. Muitos acabam levando pela curiosidade em ter uma fruta diferente em casa”, conta a gerente de projetos da Energisa, Ana Carolina Ribas.

Não é a primeira ação do Verde Novo na Energisa, mas nas últimas edições foram distribuídas plantas também para a população que passava pela região. Desta vez, o foco foi a distribuição para os colaboradores. “Quando tivemos outra ação, as mudas acabaram muito rápido, o que mostra que o projeto é conhecido e esperado pela população. Estamos no mês do meio ambiente e queremos contribuir. A procura é grande e várias já acabaram”, conta Ribas.

Além da jabuticaba, a acerola e Ipê de jardim foram as mais procuradas. A analista administrativo, Geizy Gabriel Ferreira, escolheu levar um Ipê de jardim por ser uma planta que pode ser cultivada em apartamento. “Até pensei em pegar outras plantas para transformar em bonsai, mas o Ipê de jardim você já planta em um vaso e sabe o tamanho que vai ficar. Essa é amarelinha, então eu gostei”.

Voluntário que ajuda na distribuição das mudas, Osmar Nascimento, assistente administrativo da Energisa conta que sua motivação participar do Verde Novo foi a vontade de se engajar em uma ação social.

“Estava observando o voluntariado e partir de uma reunião que participei, me interessei por essa causa. Agora estou nessa ação, pois tudo que é voltado ao social e ao meio ambiente me interessa bastante. Quando vi que poderia participar da entrega de mudar, fiquei com vontade de participar”, disse.

Foi Osmar quem ajudou o colega, Fernando Bataiolli na hora de escolher qual das 15 espécies iria levar para casa. Após pesquisar e conversar com o voluntário, Fernando optou pela pitomba. Ele mora em uma casa em Cuiabá, mas o quintal pode não ser o melhor lugar para a planta ele decidiu por uma saída mais viável.

“Escolhi a pitomba pela curiosidade, eu não conheço e fui pesquisar mais para saber como é essa fruta, o sabor dela e ter mais conhecimento a respeito. No quintal da minha casa não é muito propício para árvores, mas tenho uma chácara e quero levar para plantar lá, vamos cuidar dela para que fique grande e dê muitos frutos”, explica.

Verde Novo
- Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.


Fonte: Andhressa Barboza/Fotos: Alair Ribeiro 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT