Acorizal é o primeiro município de MT a receber o projeto ‘Movimenta 2022’

Nesta terça-feira (14), o município de Acorizal receberá o projeto ‘Movimenta’, desenvolvido, de forma gratuita, pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT no estado. Nesta primeira etapa, o projeto itinerante também vai passar por outras quatro cidades: Nova Mutum (21 e 22/06), Lucas do Rio Verde (23 e 24/06), Sorriso (27 e 28/06) e Sinop (29 e 30/06 e 01/07).

Em Acorizal, durante todo o dia, ocorrerão diversas atividades na Escola Estadual Dom Antônio Campelo. Além de jogos e brincadeiras com a criançada, terá contação de histórias, orientação em saúde bucal com distribuição de kits de higiene bucal, oficinas culturais e apresentação de circo.

“As atividades desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), ao longo do dia, vão atender principalmente crianças e adolescentes da unidade escolar. Já no período noturno, a ação será destinada aos profissionais e empresários que atuam no município”, explica a diretora de Programas Sociais do Sesc-MT, Ellen Camargo.

Às 19h, no Centro Cultural Brotense, será promovida a palestra ‘O poder da atitude: desenvolva técnicas de vendas e transforme suas metas em realidade’, com a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), Roberta Biral. Nos próximos municípios, além das atividades tradicionais do projeto, também será promovida a palestra ‘Empresa que não vende, quebra!’, com a coach comercial, Cléria Del Barco.

A entrada para as palestras será 1kg de alimento não perecível para o projeto Mesa Brasil, que tem como objetivo combater a fome e o desperdício em todo o país. Em Mato Grosso, os alimentos são distribuídos pelo Sesc-MT para entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social.

O presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que o ‘Movimenta’ deixou de ser realizado por dois anos devido à pandemia de Covid-19. “O projeto já esteve em 45 municípios do estado, realizando mais de 235 mil atendimentos para os moradores desses municípios. Com a retomada do projeto, levaremos muitas ações e serviços do Sistema Comércio para a população de diversas regiões do estado”, explica ele.

Segundo ele, as demais etapas deste ano irão ocorrer até o final deste ano. Além das atividades em unidades escolares, o projeto contará com sessões de cinema para a população e visitas em empresas dos municípios para apresentação do Sistema Fecomércio-MT e os serviços oferecidos pelas entidades.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Andréia Sversut - Coordenadora de Comunicação da Fecomércio-MT