Bom Futuro completa 40 anos de investimentos em Mato Grosso

Quando a família Maggi Scheffer chegou a Mato Grosso vinda de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, não imaginou que quatro décadas depois seria proprietária de uma das maiores empresas do agronegócio do Brasil.

Em 2 de junho de 1982, os irmãos Maggi Scheffer chegaram a Rondonópolis para auxiliar o tio André Maggi na fazenda Bom Futuro. Com o tempo, adquiriram a área e usaram o nome para o grupo empresarial. Ano após ano, apostaram na aquisição de novas áreas, diversificaram culturas e investiram em tecnologia e novos negócios.

O acionista Eraí Maggi Scheffer contou aos colaboradores presentes na cerimônia de comemoração do aniversário, realizada na manhã desta quinta-feira (02.06) na sede da empresa em Cuiabá, sobre as dificuldades e etapas vencidas ao longo dos anos.

“Depois de todo esse início, a Bom Futuro cresceu como fermento para todos os lados. Chegamos até aqui porque tivemos dificuldades e aprendemos muito. Investimos especialmente em pessoas desde o começo. Tem gente que acha que a Bom Futuro tem velocidade, que as coisas acontecem rápido, mas nós temos é estratégia para fazer bons negócios”, afirmou.

A “família Bom Futuro” é orgulho para todos os que fizeram uma empresa do interior de Mato Grosso se tornar uma das maiores do setor no mundo. “Obrigado a cada um de vocês (colaboradores) que fazem parte deste grupo, nós queremos sempre trata-los com carinho e respeito”, disse Elusmar Maggi Scheffer. Ele citou o período de pandemia como um marco de união, empatia e resposta rápida a colaboradores e familiares que precisaram de apoio para combater a Covid-19.

Dona Luzia Maggi Scheffer, a matriarca da família, foi lembrada pela filha Marina. “Nossa mãe teria muito orgulho de ver toda essa comemoração, ela também participou da construção de tudo aqui. Meu pai não pode ver o que construímos, mas sei que estaria orgulhoso também”.

O acionista Fernando Maggi Scheffer concorda com os valores sólidos de toda a família e que se estendem para as pessoas que trabalham na empresa. “O que mais valorizamos são os valores de cada um e queremos que cada um de vocês saiba onde pode ir dentro da Bom Futuro, onde quer chegar. Aqui as coisas são dinâmicas, é de segunda a segunda, por isso que aqui estamos com a colaboração de toda a equipe”.

José Maria Bortoli, o Zeca, agradeceu aos cunhados pelo acolhimento no início dos trabalhos da Bom Futuro há quatro décadas. “Obrigado por terem paciência e me segurarem firme, até que eu ‘pegasse gás’. Isso fez com que meus colaboradores tivessem garra também”, frisou.

A celebração foi cheia de momentos de emoção, ressaltando especialmente que a Bom Futuro é uma família formada por pessoas que compartilham o mesmo propósito e que o resultado de um é resultado de todos. Diretores e colaboradores foram lembrados e saudados pelos trabalhos prestados.

A nova geração também fez sua homenagem aos acionistas que trabalharam durante 40 anos para transformar a Bom Futuro. Antônio e Luiz Antônio, filho e neto de Eraí e Mari, Rayssa, filha de Elusmar e Solange, Maria Julha, filha de Fernando e Lucimar, e Rafael, filho de Zeca e Marina, deram seus depoimentos enaltecendo a garra e persistência dos pais no trabalho.

A EMPRESA

A Bom Futuro é formada por mais de oito mil colaboradores, distribuídos em 35 unidades administrativas e o escritório central em Mato Grosso. São mais de 615 mil hectares de áreas de agricultura, cultivando soja, algodão e milho.

Atualmente, a empresa tem um dos maiores projetos de integração lavoura-pecuária-floresta do mundo, chegando a mais de 109 mil cabeças de gado no final de 2021. É o terceiro segmento com maior faturamento da Bom Futuro.

Na piscicultura, a empresa tem três mil toneladas de peixes em 250 hectares de lâmina d’água. As espécies cultivadas são tambaqui, pintado, tambatinga, piauçu e tilápia.

A divisão de Energia da Bom Futuro completa 15 anos em 2022 e consolida a relevância dos investimentos em energia limpa e renovável com a aquisição dos ativos da Hydria. As cinco PCHs totalizam 91,4 MW de capacidade instalada e unem-se a outros seis empreendimentos da empresa, gerando mais de 130 MWh de energia de capacidade instalada.

No setor de transporte, a empresa tem 445 caminhões, sendo 334 com carretas graneleiras, 93 com carretas rodo caçambas e 18 com carretas boiadeiros. Há ainda investimentos no setor imobiliário e em sementes.

Fonte: Redação Dialog Assessoria e Comunicação