FIT PANTANAL - Wellington quer criação de política conjunta para evitar degradação do bioma

O senador fez a afirmação durante seu discurso na edição 2022 do Fórum Internacional do Pantanal

Com o tema "Um só Pantanal", foi reaberta nesta segunda-feira (6), em Cuiabá, a edição 2022 do Fórum Internacional do Pantanal, que discutiu o fortalecimento do turismo em Mato Grosso e a retomada da economia no pós pandemia da Covid-19. O senador Wellington Fagundes (PL), que preside a subcomissão permanente do Pantanal, e coordenou a audiência pública, lembrou que é importante políticas eficientes para evitar a degradação do bioma.

O debate, realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, contou com a participação de parlamentares federais e estaduais, prefeitos, cientistas e ativistas de organizações ligadas à defesa do Pantanal. O debate ainda contou com a presença de representantes do Paraguai e da Bolívia e com técnicos da Embratur e do Ministério do Turismo.

O tema "Um Só Pantanal", faz parte do projeto Retoma Turismo de Eventos, desenvolvido pelo Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação). Para o senador Wellington Fagundes, é importante que todos estejam alinhados para manter o Pantanal a salvo, e o morador tenha consciência de que o Pantanal precisa ser sustentável.

"Queremos fazer um trabalho para promover o desenvolvimento sustentável, a preservação do nosso Pantanal pensando no homem pantaneiro, nos indígenas e todos aqueles que vivem e precisam gerar riquezas. Vamos trabalhar por uma lei moderna, mas que permita desenvolver sustentavelmente o Pantanal", comentou o senador.

Wellington também disse que dentro desse projeto para o Pantanal é importante citar pesquisas, criar mecanismos para defender o ecossistema e também manter vigilância com os programas de pesquisas.

"Precisamos pensar numa lei que permita fazer a limpeza, a roçagem, o fogo controlado, fazer com que o meio ambiente tenha vida harmônica com a pecuária e com o homem pantaneiro. É importante fazer pesquisas e com isso, na semana passada o ministro do Turismo, Paulo Alvin, veio a Cuiabá e vamos colocar em funcionamento o centro de pesquisa do Pantanal dentro da UFMT para ter vigilância constante", disse o congressista.

O deputado Carlos Avalone (PSDB), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, concordou em manter a harmonia entre os Poderes e daqui por diante encontrar mecanismos para ajudar no incremente da economia nesse período pós pandemia, que causou danos em pousadas, comércio e turismo em geral.

"Vamos e estamos trabalhando para ajudar e criar programas para fortalecer o turismo na região, visto que Mato Grosso possui um dos mais importantes biomas do mundo, além de ações práticas a serem adotadas para a sua conservação. O Pantanal é nossa missão e vamos trabalhar por isso. Todos juntos. Senado, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, prefeitura e Governo", frisou o deputado.

Ficou decidido pelos organizadores do evento que em anos ímpares seja promovida a Feira Internacional do Turismo do Pantanal e, em anos pares, como neste ano, aconteça o Fórum Internacional do Turismo do Pantanal.

Da Assessoria