Palestras e mesas redondas prometem movimentar o retorno do FIT Pantanal 2022

Na próxima segunda-feira (6), o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em parceria com a Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur-MT) e a Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim) promove, no Centro de Eventos do Pantanal, a volta do Fórum Internacional do Turismo 2022 - FIT Pantanal.

Uma programação variada está sendo preparada com mesas redondas, fóruns, palestras e até uma audiência pública com o tema ‘Políticas e Estratégicas para o Desenvolvimento Sustentável do Pantanal’, que contará com a participação da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), da Subcomissão Permanente de Proteção ao Pantanal do Senado Federal, de representantes dos governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e das embaixadas da Bolívia e Paraguai.

Para o empresário e idealizador do FIT Pantanal, Jaime Okamura, a volta do fórum acontece em um excelente momento, pois o mundo assiste, pela maior emissora do Brasil, a novela Pantanal. “Esse bioma é incrível, toda a fauna e flora precisam ser preservadas, para isso, precisamos discutir com a sociedade as maneiras viáveis. Nós da organização, estamos otimistas com as discussões que serão debatidas durante o FIT Pantanal”, concluiu.


Entre as programações do evento, uma das mais esperadas é a mesa redonda ‘Restaurar e Conservar para Favorecer o Turismo no Pantanal’, que contará com representantes da Universidade Federal de Mato Grosso, das ONGs Mulheres em Ação no Pantanal (MUPAN); da Wetlands International (WI); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e da superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

Segundo os organizadores, um debate que está sendo muito aguardado pelos participantes vai tratar da ‘Evolução do Turismo da Pesca Esportiva’, que será ministrado por Marcos Glueck, presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE). Outro palestrante, Valdizar Andrade, que é coach e autor de uma coletânea de poesias ‘Poetizando o Pantanal’ e ‘Emoções que Brotam’, vai abordar o tema ‘Caminhos e Escolhas’, onde utilizará as mais poderosas técnicas de hipnose, gestão, foco e motivação.

Outro ponto que promete levantar uma boa discussão e que está sendo inserido pela primeira vez no FIT Pantanal vai ser sobre ufologia, intrigando muitos curiosos e mexendo com o imaginário popular. Para isso, serão debatidos os temas ‘Ufoturismo em Mato Grosso’ e ‘O Impacto Psicológico do Fenômeno UFO na cultura Ancestral Mato-Grossense e Atração do Turismo para esses Locais Enigmáticos’, ministrados pelos palestrantes Ataíde Ferreira, psicólogo e consultor da Revista UFO e Bráulio Carlos, turismólogo Ufológico.

O FIT Pantanal 2022 vai acontecer durante toda a segunda-feira (6), das 8h às 17h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Veja a programação completa AQUI.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT