Presidente da Fecomércio-MT participa da 110ª Conferência da OIT, na Suíça

A comitiva brasileira que participa da 110ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra na Suíça, entre os dias 27 de maio e 11 de junho, contou com a participação de representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre eles, o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Além de temas globais envolvendo os desafios da nova realidade do mercado de trabalho, foram discutidas as relações trabalhistas nacionais, o desdobramento no mercado de trabalho por conta da pandemia da Covid-19 e o uso de soluções tecnológicas para trabalhadores e empregadores em seus novos papéis e novas atividades.

Para Wenceslau Júnior, a atuação da CNC e federações do comércio durante a pandemia contribuíram na manutenção das atividades comerciais e de serviços em todo país. “Conseguimos reduzir os impactos econômicos em nossas empresas, por meio do diálogo com o poder público e uma série de ações, entre elas a distribuição de cartilhas orientativas que informaram empresários, colaboradores e clientes sobre o combate à doença, minimizando, assim, o seu contágio dentro das empresas”, explicou.

Na oportunidade, a CNC ofereceu um jantar à comitiva brasileira e aproveitou a ocasião para explorar as pautas colocadas em debate durante a conferência. Já durante as reuniões de comitê do evento, a equipe técnica da CNC apresentou estratégias e ações do Sistema Comércio adotadas durante a pandemia para auxiliar o empresariado e mitigar os impactos da crise econômica no comércio de bens, serviços e turismo.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, que também participou da conferência, também destacou a atuação do Sistema Comércio. “Graças às medidas adotadas, pudemos enfrentar esse período mais crítico, mantendo postos de trabalho e combatendo a informalidade. Precisamos consolidar essa base, e a participação em um evento como a conferência da OIT contribui para fortalecer o debate nacional”.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Gustavo Ourique - Assessoria de Imprensa Fecomércio-MT