Qualifica Cuiabá promove inclusão e gera oportunidade de emprego para mais 400 alunos

“Fiz o curso de operador de empilhadeira e fui o primeiro aluno surdo. Não foi uma tarefa fácil, mas eu aprendi”, relatou o aluno Jonnes Souza, durante a cerimônia de entrega de mais de 400 certificados da terceira edição do Qualifica Cuiabá, um dos pilares do programa Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (1º), no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Distrito Industrial.

Idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Qualifica Cuiabá conta ainda com apoio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher. O programa já atendeu mais de 5.760 pessoas, em cinco anos, e tem como objetivo chegar a 10 mil qualificados até o final de 2024.

Apenas no primeiro semestre de 2022, o Qualifica Cuiabá já entregou mais de 1.800 certificados de qualificação em cursos de diferentes áreas ofertados pelo SENAI. “Esse é um momento muito importante, hoje foram mais de 400 pessoas qualificadas em diversas áreas, que geram a oportunidade de emprego e renda para os alunos certificados. Então, esse é um trabalho muito importante realizado pela gestão Emanuel Pinheiro juntamente com o SENAI, uma parceria que deu certo para que possamos ajudar e cuidar dessas pessoas que buscam se qualificar”, destaca a primeira-dama.

“São cursos de qualificação em áreas profissionalizantes que vão ao encontro de uma demanda do mercado de trabalho aqui da região e que, graças ao programa Qualifica em parceria com o SENAI, a gente oferta cursos em que a partir do momento que se entrega o certificado, se abre as portas para que o máximo de pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”, acrescenta o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O gerente do SENAI Distrito, Weslley Teixeira, explica que na unidade são ofertados mais de dez cursos profissionalizantes que contemplam áreas como operador de empilhadeira, eletricista industrial, soldador e assistente administrativo, que podem atender as demandas ofertadas por empresas instaladas no Distrito Industrial.

“Essa parceria deu muito certo porque a baixada cuiabana necessita de capacitação. Grandes empresas aqui do polo industrial precisam de mão de obra qualificada para melhorar a produção, para ter o melhor engajamento dos trabalhadores dentro da própria empresa e também para fomentar a economia. Então, fizemos dentro do Qualifica os cursos focados na demanda das indústrias locais, por isso, temos um sucesso de empregabilidade. É por isso que essa parceria é de extrema importância e tem dado super certo”, pontua o gerente.

Para o aluno Jonnes Souza, que é deficiente auditivo, o Qualifica Cuiabá além de gerar oportunidade de emprego, também é uma ferramenta de inclusão social. “Fiz o curso de operador de empilhadeira do Senai e fui o primeiro aluno surdo, não foi uma tarefa fácil. Mas, o professor sempre foi muito paciente comigo e meus colegas compartilhavam as coisas comigo. Eu sentia que seria na prática mesmo que aprenderia. Foi difícil, mas eu aprendi. Quando chegamos na parte prática senti um pouco de medo no início, mas eu aprendi. Foi muito bom, fui o primeiro surdo. A divulgação desse projeto é muito importante para que mais pessoas surdas possam aprender e ter oportunidade de conseguir um bom emprego”, disse o aluno durante seu discurso com tradução simultânea de uma interprete.

Fonte: EMILY MAGALHÃES - Assessoria de Imprensa