Remédios caseiros, micro-ondas, uso de anticoncepcional: o que é mito e verdade em relação ao câncer?

No ano de 2020, o Brasil registrou cerca de 450 mil novos casos de câncer, excetuando os de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os tipos mais comuns em homens são próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral. Nas mulheres, o câncer de mama lidera, seguido por cólon e reto, colo do útero, traqueia e pulmão e tireoide.

A doença chama atenção não somente pela alta incidência, mas também porque existe muita desinformação sobre o tema. “A própria palavra câncer ainda assusta muita gente e traz alguns mitos. Isso ocorre porque muita coisa que lemos ou temos acesso nem sempre é verdade e, infelizmente, a doença ainda é associada à morte”, ressalta o médico oncologista e coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Santa Rosa, Eduardo Romero.

O médico reforça que é preciso buscar informações em fontes idôneas e falar abertamente sobre a doença com o seu médico. Para esclarecer mais sobre o assunto, ele esclarece algumas dúvidas e desfaz alguns mitos. Confira:

1) O que é câncer?

Câncer é, basicamente, o crescimento de células de forma desordenada, sem controle pelo nosso organismo. A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo, exatamente porque as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias, como se fossem as garras do crustáceo.

2) Todo tumor é câncer?

Os “tumores” são qualquer massa anormal observada nos tecidos. Existem tumores benignos e os malignos. A diferenças entre eles é a capacidade de invadir tecidos, órgãos ou dar metástases. O tumor benigno não tem essa capacidade, o maligno sim.

3) Câncer é hereditário?

Cerca de 5% a 30% dos casos pode ser hereditário. Mas os fatores ambientais, como uso de cigarro, consumo excessivo de álcool, obesidade e alimentação inadequada, são as causas mais frequentes de câncer, atualmente.

4) Câncer é contagioso?

Mito. Nenhum câncer é contagioso.

5) O uso contínuo de algum remédio pode causar câncer?

Verdade. O uso prolongado de anticoncepcionais, reposição hormonal podem aumentar a chance de desenvolver câncer, em especial, na mama e no útero. Os anabolizantes aumentam a chance de câncer de fígado e uso sem acompanhamento de testosterona pode aumentar os riscos da doença afetar próstata e testículo. Por isso, o ideal é conversar muito claramente com seu médico sobre a necessidade do uso dessas medicações e os riscos. Nenhuma medicação deve ser usada sem orientação e indicação do médico.

6) Qualquer pessoa e em qualquer idade pode ter câncer?

Verdade. O câncer não escolhe idade, raça, sexo, religião e nem condição financeira. Por isso, devemos nos cuidar e fazer os exames de rotina com frequência.

7) Dormir perto do aparelho de celular e fazer uso do micro-ondas causam câncer?

Mito. Não temos até hoje nenhuma evidencia clara de que a exposição à celulares, micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos causem câncer. Os aparelhos de micro-ondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usados de acordo com as instruções do fabricante.

8) Remédios caseiros ajudam a curar câncer?

Mito. Inclusive, podem atrapalhar o tratamento já que muitos desses ‘remédios’ e chás apresentam interação medicamentosa com os tratamentos oncológicos.

9) Existem alimentos que podem prevenir câncer?

Um alimento isolado não tem essa capacidade. No entanto, uma alimentação balanceada, nutritiva pode auxiliar na prevenção contra o câncer, juntamente com estilo de vida saudável. Nada de forma isolada previne o câncer. São vários fatores associados que auxiliam isso.

10) Pessoas negras não têm câncer de pele?

Mito. Qualquer pessoa pode ter câncer de pele.

11) Amamentar ajuda na prevenção ao câncer de mama?

Verdade. A amamentação é um fator protetor contra o câncer de mama e ginecológico (útero e ovário). Porém, a amamentação sozinha não evita o câncer, que pode ocorrer por outros motivos.

Verdade. A prevenção geral para evitar a doença é cuidar da saúde, ter hábitos de vida saudável, se vacinar. Alguns exames preventivos podem auxiliar no diagnóstico precoce e, assim, aumentar a chance de cura. Saiba mais:

Mama: rastreamento com mamografia, a partir dos 40 anos, realizado anualmente. Após os 50 anos, duas vezes ao ano. Recomenda-se o exame físico das mamas com seu médico.

Próstata: toque retal e coleta de PSA total, a partir dos 50 anos, em pacientes que não tenham fatores de risco para câncer de próstata (negros ou história familiar de câncer de próstata). Os demais pacientes devem iniciar o rastreamento a partir dos 40 anos, dependendo de cada caso.

Intestino: colonoscopia, a partir dos 45 anos, em pacientes que não tenham fatores de risco (história família de câncer de intestino e sintomas intestinais). Se o paciente apresentar sangue oculto nas fezes, na idade adulta, ou se tiver fatores de risco, recomenda-se o ​rastreamento mais precoce.

Pulmão: rastreamento com tomografia de baixa dosagem anual, em pacientes de 50 a 80 anos com história de tabagismo (fumante há mais de 20 anos) e que atualmente fumam ou pararam de fumar nos últimos 15 anos.

Colo Uterino: a vacina contra o HPV (vírus causador do câncer do colo de útero) é disponibilizada no SUS para meninas, de 9 a 14 anos, e para os meninos, de 11 a 14 anos. E também para pacientes de risco (imunodeprimidos). Ela pode ser realizada também na rede privada em homens e mulheres, até os 45 anos de idade.

O Hospital Santa Rosa disponibiliza o serviço de oncologia tanto para pacientes com diagnóstico de câncer, em investigação ou que desejam fazer exames de rastreamento ou preventivos. O Centro de Oncologia funciona no 2º andar do hospital e o telefone para contato é o 3618-8000.

Fonte: Redação DIALOG Assessoria e Comunicação