InovaJusMT: novo portal do Laboratório de Inovação traz novidades

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (InovaJusMT), coordenado pela juíza Viviane Brito Rebello (https://inovacao.tjmt.jus.br/), já está no ar, desde essa segunda-feira (18 de julho).

O novo canal de comunicação reúne informações sobre o Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS (LIODS), programa que une o conhecimento institucional à inovação e a cooperação, nesse espaço horizontal de diálogo e articulação de políticas públicas, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O InovaJusMT nasceu da unificação do LIODS com o Núcleo de Inovação, onde o Poder Judiciário já vinha desenvolvendo projetos e ideias com a finalidade da promoção da cultura da inovação. O laboratório visa desenvolver e estimular práticas que promovam a excelência do serviço judicial, processual ou administrativo, para propiciar melhor atendimento ao cidadão.

Dessa forma, o InovaJusMT tem por finalidade ser um espaço criativo e colaborativo para o desenvolvimento e aplicação de novas ideias, novos produtos, tecnologias e processos que gerem diferencial, valor à justiça e integração da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), para sustentabilidade do planeta e desenvolvimento da sociedade, promovendo a mudança de cultura organizacional.

Focar no usuário, na construção de soluções, colaboração em rede, acessibilidade, inclusão, desburocratização, aprimoramento e simplificação de tarefas, procedimentos ou processos de trabalho são alguns dos focos do Laboratório, para promover agilidade, otimização de recursos e ganho de eficiência na prestação de serviços.

“Nós queremos e precisamos construir soluções para problemas ou necessidades relacionadas às atividades do Poder Judiciário, incentivar a produção de pesquisas, abrir espaço para a participação cidadã na concepção de projetos inovadores para disseminar o conhecimento e incentivar o uso de métodos inovadores, ágeis e práticas colaborativas entre as unidades do Poder Judiciário de Mato Grosso”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas.

Os servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão acessar o novo portal, enviar sugestões, conhecer o trabalho realizado pelo InovaJusMT, navegar pela extensa biblioteca digital, acompanhar as novidades, acessar as notícias, vídeos e até verificar o espaço físico em visita virtual em uma experiência em 360º.

Trata-se de um espaço para promover e receber ideias de toda natureza. Portanto, todos(as) podem enviar sugestões de melhorias pelo e-mail ‘[email protected]’ ou no próprio portal, na opção ‘Fale Conosco’.

Fonte: Josiane Dalmagro - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT