Presidente e diretora da OAB-MT participam de encontro de lideranças femininas da OAB Nacional

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, e a secretária-adjunta da Seccional, Adriana Tanssini, participaram nesta terça-feira (12.07) do I Colégio de Lideranças Femininas da OAB.O evento ocorreu em Brasília e foi presidido por Sayury Otoni, presidente em exercício do Conselho Federal da OA e contou com a participação do diretor-tesoureiro e conselheiro federal por Mato Grosso, Leonardo Campos.

A programação teve como objetivo a troca de experiências e a formação de uma rede de apoio entre as lideranças femininas da advocacia. O encontro ocorreu em formato híbrido e reuniu representantes de seccionais. A reunião debateu também a importância da paridade para a advocacia, que se reflete em benefícios para toda a sociedade.

"Nós estamos aqui formando uma rede. Uma rede de proteção, de valorização e de reconhecimento do trabalho das mulheres e o papel delas no Conselho Federal da OAB, nas seccionais por todo o Brasil", disse Sayury.

Para a presidente da OAB-MT, o Colégio de Lideranças Femininas não é o começo de uma discussão, “mas sim um trabalho de continuidade, de algo que vem sendo pavimentado há anos por mulheres e por homens da advocacia que trabalharam, e continuam trabalhando, em prol da paridade, da igualdade de direitos e da participação cada vez maior de nós, mulheres”.

Gisela Cardoso também destacou o caminho percorrido pela advocacia feminina para a conquista da paridade. “Até 2015, tínhamos apenas 16% das mulheres que ocupavam cargos de gestão em Mato Grosso. Com a instituição do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, passamos a ser 30%. Hoje, temos a garantia de sermos 50% e tenho ainda o orgulho de ser a presidente de uma Seccional que hoje conta com 9 de suas Subseções presididas por advogadas”, completou.

Foram abordados ainda temas como a dificuldade em conciliar maternidade e lactação com o trabalho em espaços jurídicos, paridade de gêneros e oportunidades. Além de Gisela, estiveram presentes as presidentes Cláudia Prudêncio (SC), Daniela Borges (BA), Daniela Freitas (presidente em exercício da OAB-PI) e as Vice-presidentes de seccionais Socorro Rodrigues (AC), Natália França (AL), Patrícia de Almeida Barbosa (AP), Aldenize Aufiero (AM), Christianne Gurgel (BA), Christiane Leitão (CE), Lenda Tariana (DF), Anabela Galvão (ES), Tatiana Costa (MA), Camila Batoni (MS), Ângela Botelho (MG), Luciana Neves (PA), Rafaella Brandão (PB), Ingrid Zanella (PE), Ana Tereza Basílio (RJ), Maria Lidiana Dias de Sousa (RN), Neusa Bastos (RS), Caroline Cattaneo (RR), Letícia Mothe Barreto (SE), e Priscila Madruga (TO).

Fonte: Mel Mendes - Imprensa OAB/MT