Sesc e Senac-MT participam do 39º Festival Internacional de Pesca, em Cáceres

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc e do Senac Mato Grosso, estará presente no 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) que começa nesta quarta-feira (13), em Cáceres (218 km de Cuiabá), e vai até o próximo domingo (17).

Após dois anos sem ser realizado, o FIPe terá, além das competições de pesca, shows nacionais e regionais, apresentações de grupos folclóricos, feira náutica, exposição de artesanatos e oportunidades para negócios.

Nas tendas do Sesc e do Senac-MT serão oferecidas gratuitamente à população ações de lazer, educação em saúde, gastronomia, ginástica e recreação. “Os visitantes do festival terão a oportunidade de participar de diversas atividades que irão garantir diversão, saúde e muito conhecimento”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Durante todos os dias, o público presente poderá aferir a pressão arterial e testar o índice glicêmico, bem como receber aconselhamentos de saúde da área de Enfermagem e orientações de saúde bucal, com os principais cuidados para crianças e adultos.

Entre uma atividade e outra, os participantes poderão relaxar e conferir exposição de aparelhos e aulas experimentais dos serviços oferecidos pela unidade Sesc Cáceres, além do atendimento da Central de Relacionamento com o Cliente.

Ainda como incentivo à prática de exercícios físicos, aulas abertas de ginástica serão realizadas entre os dias 14 e 16, no palco Esportes do FIPe, das 17 às 17h50. E no sábado (16), das 15 às 17h, atividades de recreação, como jogos e brincadeiras, serão promovidas no gramado da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Cáceres.

No campo gastronômico, tendo como tema ‘A Versatilidade do Peixe no Rio Paraguai’, cada dia do Festival será dedicado a uma receita especialmente preparada em oficinas de culinária do Senac-MT. Entre elas estão: filé de pintado com confit de tomate e coentro areia, no dia 13; bolinho de peixe com maionese de coentro (dia 14); piavuçu assado com crosta de ervas (dia 15); iscas de peixe com vinagrete de maxixe (dia 16); e ceviche de peixe com banana da terra, no último dia do FIPe, 17 de julho. O menu foi elaborado pela chef e gastróloga Pricila Manzano.

A educação e o incentivo ao hábito de leitura também estarão presentes com o caminhão da BiblioSesc. O veículo, adaptado com estante, transporta um acervo de livros criteriosamente selecionados e constantemente renovados. Haverá contação de histórias por profissionais capacitados dentro da unidade móvel.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Andréia Sversut - Coordenadora de Comunicação da Fecomércio-MT