Verde Novo já plantou mais de 150 mil mudas em Cuiabá

O Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, já plantou mais de 150 mil mudas na capital do Estado, em aproximadamente 500 ações de plantio, distribuição de mudas e educação ambiental.

De acordo com o contador de árvores do site do Verde Novo https://projetoverdenovo.tjmt.jus.br/, foram 150.027 árvores disponibilizadas pelo projeto ao longo de cinco anos. Nesse período, foram realizadas 494 ações.

Árvores frutíferas, como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo, acerola, e também plantas as arbóreas como o jacarandá, ipê roxo, ipê rosa, ipê branco, oiti e pata-de-vaca são as principais espécies plantadas e distribuídas pelo projeto, conforme as diretrizes municipais que direcionam as normativas sobre a flora mais adequada para Cuiabá.

As frentes de atuação do projeto ambiental envolvem a arborização urbana de parques, praças, avenidas, escolas, além de outros espaços públicos e privados.

Um dos principais objetivos do Verde Novo é alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população cuiabana mediante a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.

O projeto Verde Novo chama a atenção da população para mostrar o que está ocorrendo com a cidade, o impacto do crescimento populacional e a criação de ilhas de calor nos últimos 30 anos.

A necessidade da arborização caminha junto com o crescimento populacional. Conforme são criados novos bairros e construções, há a necessidade de ter também novos espaços verdes, caso contrário, aumentarão as ilhas de calor. Então, a arborização deve ser cotidiana.

Pensando nisso, são realizadas ações semanalmente em todas as regiões da cidade, com diferentes públicos.

Aqueles que têm interesse em saber mais sobre o projeto podem visitar o Instagram do Verde Novo (@projeto.verdenovo) ou o site (https://projetoverdenovo.tjmt.jus.br/). O contato com os membros do projeto pode ser feito pelo e-mail [email protected].

O projeto é idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.

Confira algumas ações do Projeto Verde Novo nos links abaixo:

Estudantes da Escola Dejani Ribeiro aprendem sobre reciclagem e arborização com o Projeto Verde Novo

Projeto Verde Novo promove plantio de mudas e conscientização a moradores de Cuiabá

Ação do Verde Novo distribui mais de 400 mudas de 15 espécies aos colaboradores da Energisa

Verde Novo troca mudas de árvores por resíduos em EcoPonto da Federação das Indústrias

Fonte: Mylena Petrucelli/Foto: Alair Ribeiro - Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT