Várzea Grande terá segundo Centro de Referência Paralímpico do estado

O Centro de Referência Paralímpico terá diferentes polos na cidade, incluindo o próprio ginásio do Fiotão e o Centro de Iniciação Desportiva. A previsão é que as atividades iniciem já em setembro

Com o objetivo de possibilitar a iniciação esportiva e o treinamento de alto rendimento de pessoas com deficiência, além da capacitação dos profissionais para trabalhar com modalidades paralímpicas, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), assinou o termo de adesão ao Centro de Referência Paralímpico, com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Silvio Fidelis, a iniciativa é um marco nas ações de inclusão da pasta. "Nosso objetivo é sempre o desenvolvimento social de Várzea Grande, seja através do esporte, da educação, ou da cultura, e projetos como o do Centro de Referência Paralímpico permitem incluir ainda mais pessoas neste objetivo", afirmou.

Este é o 2º centro de Mato Grosso, sendo um dos poucos estados com duas unidades do projeto, em virtude de seu histórico com o esporte paralímpico. “Isso para nós é um sonho, pois queremos espaços como esse para pessoas com deficiência em todo o estado, então, enquanto houver municípios como Várzea Grande, que tenham essa iniciativa, a gente vai apoiar, a gente vai estar juntos. Temos que parabenizar o prefeito Kalil, o secretário Silvio Fidelis e o superintendente Jadir, que sempre têm feito um excelente trabalho e com certeza vão fazer escola, mostrando para os outros municípios como se faz”, disse o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves.

Jadir Pereira, Superintendente de Esporte e Lazer, destaca que o acordo também inclui a capacitação – oferecida pelo Comitê Paralímpico – para todos os educadores físicos da rede pública de ensino. “Isso é fundamental para que haja um atendimento de qualidade da nossa população, mantendo todo o profissionalismo característicos de nossos projetos. Também receberemos equipamentos adaptados para as práticas esportivas do comitê e transporte dos alunos do governo estadual”, completou.

O acordo para instalação do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro marca a parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, os governos Municipal e Estadual e a Federação Mato-grossense de Desporto para Cegos.

“Hoje é um grande marco não só para o Município, mas também para o Estado, no que tange o esporte para pessoas com deficiência. Mato Grosso sempre representou o Brasil em delegações dos jogos paralímpicos, entretanto o estado estava apresentando uma diminuição de sua participação, e isso nos motivou a investir na retomada desses indicadores”, explicou Altemir Trape, coordenador externo do comitê paralímpico brasileiro.

As primeiras modalidades a serem desenvolvidas a partir da implantação definitiva do projeto serão: Goalball, Futebol e Judô, para deficientes visuais; Parabadminton e Natação, para multideficiências; e bocha, para deficiências intelectuais.

Para Georgevan Dantas, o Centro de Referência é mais uma oportunidade que o Município irá oferecer para seu filho, Gideão, que tem hidrocefalia. “Nos mudamos para Várzea Grande faz sete meses em busca de tratamento e logo conseguimos uma vaga no Centro João Ribeiro, da prefeitura. Agora, com o centro paralímpico, tem mais essa opção para que as crianças com necessidades especiais se sintam incluídas, sempre com supervisão e adaptação, para que elas de fato façam parte da sociedade”, disse.

Prestigiando a cerimônia, Claudia Amorim, que representou o Brasil em 4 paralimpíadas na modalidade de Goalball, falou sobre a importância do esporte em sua vida. “Foi decisivo para a minha inclusão na sociedade e permitiu que eu conhecesse outros países, então é algo muito importante que as crianças tenham essa oportunidade, começando desde cedo na prática esportiva”, afirmou.

O Centro de Referência Paralímpico terá diferentes polos na cidade, incluindo o próprio ginásio do Fiotão e o Centro de Iniciação Desportiva. A previsão é que as atividades iniciem já em setembro.

Fonte: Redação SECOM/VG