ARTIGO - Uma Homenagem aos Bibliotecários

Imagem: Thinkstock

* Por Humberto Ferreira *

Os bibliotecários são os porteiros do conhecimento, os guardiões dos livros e os defensores da alfabetização. Eles são os heróis desconhecidos que trabalham incansavelmente nos bastidores para garantir que todos tenham acesso aos recursos de que precisam para aprender, crescer e ter sucesso.

Um bibliotecário é um guia, um mentor e um amigo para quem entra em uma biblioteca. Eles têm paixão pelo aprendizado e uma compreensão profunda do valor dos livros e do poder da informação. Eles estão empenhados em ajudar as pessoas a encontrar as informações de que precisam, seja para a escola, trabalho ou enriquecimento pessoal.

Os bibliotecários também são pesquisadores habilidosos, treinados na arte da recuperação de informações. Eles sabem como navegar em bancos de dados complexos, vasculhar montanhas de dados e extrair as pepitas de conhecimento mais relevantes para seus clientes. Eles são especialistas em suas áreas e estão sempre ansiosos para compartilhar seus conhecimentos com os outros.

Mas os bibliotecários fazem mais do que apenas fornecer acesso a livros e informações. Eles também são construtores de comunidades, reunindo pessoas por meio de interesses compartilhados e objetivos comuns. Eles organizam eventos, organizam clubes do livro e criam programas que fomentam o amor pela leitura e pelo aprendizado.

Os bibliotecários são os heróis desconhecidos de nossas comunidades. Eles trabalham incansavelmente para garantir que todos tenham acesso aos recursos de que precisam para ter sucesso. Eles são os guardiões do conhecimento, os defensores da alfabetização e os guias para o mundo da informação. Portanto, reservemos um momento para agradecer aos nossos bibliotecários por tudo o que fazem e para celebrar o importante papel que desempenham em nossas vidas.

12 de Março comemora-se o Dia Nacional do Bibliotecário no Brasil, esta data foi escolhida para homenagear o nascimento de uma das figuras mais proeminentes da biblioteconomia brasileira, Manuel Bastos Tigre. A nossa homenagem aos profissionais que contribuem incansavelmnte para o aprimoramento do nosso saber. Salve o Conhecimento, Salve o Bibliotecário.

*Humberto Ferreira é jornalista, acadêmico do Curso de Jornalismo da UNEMAT, fotógrafo, músico e editor dos sites Conheça Tangará da Serra e Conheça Cuiabá.