TECNOLOGIA - Nova parabólica digital tem mais de 20 canais com programação religiosa

Um hábito comum entre os mato-grossenses é o de reforçar a fé e os preceitos religiosos por meio de programas de televisão. Quem substituiu a parabólica tradicional pela nova parabólica digital tem à disposição mais de 20 opções, entre canais de TV e estações de rádio, com programação religiosa, como missas, cultos, estudos da Palavra e programas educativos para católicos, evangélicos e espíritas.

A diarista Maria Aparecida Rosa da Conceição, 38 anos, é moradora de Planalto da Serra (distante 255 km de Cuiabá) afirma que gosta de acompanhar a programação religiosa na televisão. “Sou católica, e sempre assisto a TV Aparecida, vejo as missas, acompanho os momentos de orações. Me ajuda a fortalecer a fé”, relata.

Ela é uma das beneficiadas pela troca de antena parabólica pela Siga Antenado, e relata que agora consegue assistir com mais tranquilidade e menos interferências, como chiados e chuviscos. “Está sendo ótimo ver a imagem limpinha e o som sem ruído”.

Entre os canais de programação católica, há transmissão de missas, períodos de oração, estudos da bíblia, programas jornalísticos, culturais, educativos e até mesmo séries e desenhos. Na lista de emissoras presentes na nova parabólica digital, estão: TV Aparecida, Canção Nova, Pai Eterno, Evangelizar, TV Horizonte, TV Padre Cícero, TV Século 21, Rede Vida, Aparecida FM, Rede Vida FM,

Para evangélicos, também há opções de diversas denominações, com cultos, ensinamentos religiosos, meditação bíblica, programas de entretenimento, jornalismo, cultura, culinária, novelas bíblicas, entre outros temas. Entre as opções, estão: Rede Gospel, da Igreja Renascer em Cristo; Rede Super, da Igreja Lagoinha; SBN; TV Templo, Igreja Universal do Reino de Deus; TV Verdade, da Igreja de Deus Internacional; TV Novo Tempo, da Igreja Adventista; além da Rádio Gospel.

Há ainda a TV Religião de Deus, uma TV de religião cristã universalista, que propõe a vivência do Ecumenismo, com estudos bíblicos, notícias e mensagens espirituais.

Para quem busca opções de programas espíritas, a TV Mundo Maior produz uma programação em formatos de talkshows, dramaturgias, musicais e jornalísticos sobre espiritismo e espiritualidade. A Rádio Boa Nova tem a proposta de divulgação da doutrina espírita com programação variada, com estudos bíblicos, reflexões e ensinamentos sobre o tema.

Troca de antenas em Mato Grosso

Em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar, isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida quando a nova tecnologia estiver implementada na sua região ou bairro.

Famílias inscritas no CadÚnico e que fazem uso da antena parabólica tradicional têm direito a troca da antena gratuita que é realizada pela Siga Antenado. Em Mato Grosso, o agendamento está liberado em 21 municípios: Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Denise, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Nova Marilândia, Planalto da Serra, Poconé, Porto Estrela, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Para agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404. A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Fonte: VB Assessoria de Imprensa