CINEMA INDEPENDENTE - Filmes indicados pelo Sesc-MT são selecionados para VI Mostra Sesc de Cinema

Ficção infantil e ensaio documental representam Mato Grosso entre classificados

Dois filmes de Mato Grosso estão entre as produções selecionadas para a VI Mostra Sesc de Cinema, de acordo com o anúncio feito pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc-DN). Entre os principais incentivos ao cinema independente no Brasil, a mostra reúne 34 produções em sua 6ª edição, incluindo os curtas-metragens mato-grossenses ‘Itinerário de Cicatrizes’, no Panorama Nacional e ‘Bruce Spike e a Batalha da Berinjela’, no Panorama Infanto-juvenil.

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, destaca a diversidade de produções audiovisuais presentes em Mato Grosso ao comentar o resultado. “Ter nossas indicações entre os filmes selecionados na VI Mostra Sesc de Cinema é motivo de orgulho e demonstra a qualidade do audiovisual do nosso estado”, afirma ele.

O circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal. Já para o Panorama Infanto-juvenil, o VI Mostra Sesc de Cinema selecionou 10 filmes no total, de oito estados diferentes. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.

Entre os filmes que compõem a mostra nacional, ‘Itinerário de Cicatrizes’, dirigido pela cuiabana Glória Albuês, retrata a grande queimada ocorrida no Pantanal em 2020 e suas consequências para a fauna, flora e moradores que habitam a região.

Sobre o processo de produção do curta-metragem, a cineasta Maria da Glória Albuês Martins relata as mudanças ocorridas. “A estrutura utilizada foi decidida à medida que eu interagia com aquela situação, percorrendo os vastos espaços carbonizados, sentindo na pele o sofrimento da gente pantaneira”, comenta. O resultado é um ensaio de 18 minutos que transmite, de forma poética, a resiliência necessária para enfrentar a realidade.

Já o curta ‘Bruce Spike e a Batalha da Berinjela’, selecionado no Panorama Infanto-juvenil, conta a aventura de Aurélio Sousa, uma criança de 6 anos que não gosta de vegetais, muito menos berinjela. Com o legume à mesa, sua mãe, Denise, fará de tudo para que o garoto experimente o legume, até mesmo embarcar na imaginação do filho.

Obra da mato-grossense Caru Roelis, a premissa da narrativa infantil surgiu de forma trivial. “Qual criança nunca teve dificuldade para comer um alimento? Por meio da imaginação, mostramos às crianças que se arriscar a vivenciar algo novo pode levar a descobrir coisas incríveis, ou como é o caso do filme, deliciosas”, afirma ela.

Por fim, Caru se diz honrada em ter uma de suas obras compondo a VI Mostra Sesc de Cinema e comemora: “Há muitos talentos em nossa região. Poder representá-los de alguma forma com um filme construído a muitas mãos e por uma equipe supercompetente provoca um enorme sentimento de realização e dever cumprido!”.

Os 34 filmes selecionados serão licenciados pelo período de um ano e estarão disponíveis ao público a partir de novembro, quando será realizada a cerimônia de lançamento da VI MSDC, no Rio de Janeiro.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Barbara Ferreira Bach - Comunicação Sesc-MT