Além da ação interna, entidade promove prevenção com a oferta de mamografias gratuitas em projeto Sesc Saúde Mulher
Colaboradores do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, vinculados ao Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), foram convidados a se informar e refletir sobre o câncer de mama em uma palestra realizada no Teatro do Sesc Arsenal. Os colaboradores o que atuam nas unidades do interior puderam participar de forma on-line.
“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e o mais letal entre as mulheres brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). É importante falar sobre o assunto para que cada vez mais pessoas se conscientizem e cuidem da saúde com responsabilidade e informação”, afirma a gestora de Relações Trabalhistas e Humanas do Sesc-MT, Betania Prado.
O encontro, promovido em parceria com a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MTMamma), faz parte da campanha Outubro Rosa e foi ministrado pelo mastologista e cirurgião oncológico, Luis Fernando Corrêa de Barros.
Com uma apresentação esclarecedora, o médico destacou os dados demográficos do câncer de mama no Brasil, citou os principais tipos da doença, as formas de tratamento e a importância do diagnóstico precoce. “Quando o diagnóstico é precoce, há 95% de chance de cura”, destaca Barros.
Sobre o cenário atual, o médico chamou a atenção das mulheres mais jovens. “Os casos de câncer de mama vêm crescendo, principalmente entre mulheres jovens. A patologia ainda é rara antes dos 30 anos, mas esse dado está cada vez mais distante. Isso reforça a importância do autoexame e do acompanhamento médico, mesmo para aquelas que ainda não precisam realizar a mamografia rotineiramente”, completa.
Ao final da palestra, o ministrante tirou diversas dúvidas dos colaboradores do Sistema Comércio. A orientação é para que mulheres de até 39 anos realizem o autoexame mensalmente e consultas ginecológicas duas vezes ao ano. Após completar 40 anos, a mamografia deve ser incorporada aos exames de rotina solicitado pelo ginecologista.
Sesc Saúde Mulher
Somente entre janeiro e setembro de 2023, o Sistema Fecomércio-MT possibilitou que 5.877 mulheres de diferentes municípios de Mato Grosso tivessem acesso ao exame de mamografia de forma gratuita. Atualmente, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher realiza atendimentos em Barra do Garças e cidade próximas. Além do exame diagnóstico do câncer e mama, o exame preventivo Papanicolau também é realizado gratuitamente.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Fonte: Barbara Ferreira Bach - Comunicação Sesc-MT