Vereador homenageia capoeiristas com projeto de lei e títulos de honrarias

O Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, recebeu na noite de quinta-feira (27), os maiores nomes da capoeira mato-grossense.

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) é o autor do Projeto de Lei que institui o Dia do Capoeirista, no dia 24 de outubro.

“Em Cuiabá o movimento capoeirista teve início na Rua 24 de Outubro, aonde foi criado o primeiro grupo de capoeira denominado Luna, tendo como percursor o Mestre Edmundo. O local foi berço de grandes mestres da capoeira cuiabana. Por isso, o Projeto de Lei define o dia 24 de outubro como forma de homenagear o local que deu início ao movimento capoeirista em Cuiabá, e que por uma trágica coincidência nesse mesmo dia Mestre Edmundo nos deixou no ano de 2020 vítima da COVID 19”, afirma Eduardo Magalhães. 

Ewerton Aparecido, presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira elogiou a indiciativa. “É muito importante pra nós porque fortalece a capoeira. Precisamos de apoio do poder público. E essa lei beneficia bastante o esporte, já que todos os anos, nesta data, será lembrado como o Dia do Capoeirista”.

O projeto já foi aprovado pela Câmara de Cuiabá e segue para aprovação do Prefeito Emanuel Pinheiro.

Na oportunidade, diversos nomes receberam títulos e honrarias pela atuação em prol do esporte.

Eron Silva, recebeu o título de Cidadão Cuiabano. Natural de Poxoréu, interior de Mato Grosso, chegou à capital na década de 70, e começou a praticar capoeira, esporte no qual é referência até os dias atuais.

 “Me sinto honrado. Depois de ter completado 50 anos, sou lembrado e homenageado. Esse título é como se fosse um prêmio”, afirma.

Zenon Rocha, um dos nomes percursores da capoeira em Mato Grosso formou diversos alunos, atualmente  é professor de capoeira em Paris, na França. Ele recebeu a Ordem do Mérito Legistativo, Joaquim Francisco de Assis.

“É uma grande homenagem que o vereador preparou para todos os praticantes da capoeira, inclusive fiquei sabendo que ele também já praticou o esporte. A capoeira já foi muito marginalizada, e atualmente o esporte está em diversos países. 

Ivo Domingos, Ewerton Aparecido e Pedricto Rocha também foram homenageados com a Ordem do Mérito Legistativo, Joaquim Francisco de Assis. Cerca de 30 atletas receberam a Moção de Aplausos.

Fonte: Stephanie Romero - 220 Assessoria de Imprensa