Poder Judiciário promove Caminhada Consciência Negra; venha fazer parte dessa luta

Neste ano, em Mato Grosso, o dia 20 de novembro será marcado pela ‘Caminhada Consciência Negra’ e você está convidado para participar. O evento é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

A concentração será às 8h, na Praça 8 de abril. Na sequência, o grupo irá descer as avenidas José Monteiro de Figueiredo (antiga Lava Pés) e Miguel Sutil até chegar ao Parque Mãe Bonifácia.

“Esse será um momento de, juntos, marcarmos posicionamento pela igualdade e equidade racial, bem como de ampliar consciência de que a cor da pele não define lugar na sociedade”, explica a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, diretora da Esmagis-MT.

São parceiros nessa campanha as escolas dos Servidores (TJMT), Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Polícia Militar, da Polícia Civil, Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam), Corpo de Bombeiros, além do Governo do Estado, por meio da Setasc, e Água Puríssima.

Venha fazer parte dessa luta!

Homenagens – Dentre as vertentes que serão abordadas durante a caminhada, serão relembradas personagens que lutaram pelas vidas pretas como Tereza de Benguela. Ela foi líder de um dos maiores quilombos de Mato Grosso, se não do maior, chamado Quilombo do Piolho ou do Quariterê. Sob suas orientações, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. Era conhecida como “Rainha Tereza”. Enquanto estava viva, comandou a estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou roubadas das vilas próximas. Os objetos de ferro utilizados contra a comunidade negra que lá se refugiava eram transformados em instrumentos de trabalho, visto que dominavam o uso da forja.

Também haverá homenagens à Mãe Bonifácia, negra alforriada que teve papel crucial na vida dos negros da Cuiabá do século 19. Ela acolhia e orientava os escravos a seguirem pela água para que não pudessem ser farejados por cachorros e encontrados pelos feitores da época. Ela era chamada de mãe pelo fato como era bondosa com os negros. Hoje ela empresta seu nome à um dos grandes parques da Capital mato-grossense, o Parque Mãe Bonifácia, localizado na Avenida Miguel Sutil.

Serviço

O que: Caminhada Consciência Negra

Quando: 20/11, a partir de 8h

Onde: da Praça 8 de abril até Parque Mãe Bonifácia

Contato: (65) 99972-8988 Keila Maressa - Assessora de Imprensa da Esmagis-MT

Da Assessoria