O segmento de festas infantis tem apresentado um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores econômicos e sociais. Segundo dados da Abrape (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), nos primeiros 7 meses de 2023, o mercado movimentou cerca de R$ 66,5 bilhões, indicando uma tendência de expansão significativa.
Antes da pandemia da Covid-19, o mercado de festas e eventos já representava uma fatia considerável da economia brasileira. De acordo com a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), foram cerca de R$ 17,2 bilhões movimentados. Dessas cifras, aproximadamente 16% eram provenientes das festas infantis.
Esse crescimento é impulsionado pela demanda crescente por experiências personalizadas e únicas para as celebrações infantis. “Os pais estão cada vez mais dispostos a investir em temas específicos, decorações elaboradas e entretenimento personalizado para garantir uma experiência memorável para seus filhos”, destaca a empresária Edy Bravo, à frente do Fly Park.
Desde 2018 no mercado, o Fly Park hoje conta com duas unidades e tem seu foco no público infantil. A pandemia, conforme Edy, foi desafiadora e foi necessária bastante resiliência. Hoje, no entanto, o cenário é outro.
“É fato que houve um divisor de águas na vida do empresário, mas noto que para se estar no mercado de eventos e, principalmente, no mercado de eventos infantis, a inovação e buscar sempre as novidades são essenciais para se manter. Nós, por exemplo, participamos geralmente de três feiras anuais para trazer novidades para o próximo ano e trabalhar na realização de sonhos seguindo a tendência. Porque é isso: trabalhamos com sonhos”, define.
São com as participações em feiras, aliás, que é possível inovar e estar atento às mudanças de um mercado promissor e, na mesma proporção, competitivo e exigente. “Para 2024 os leds continuarão em alta, por exemplo, bem como as esculturas de balões, cores claras e sublimação aquareladas”.
Além disso, a empresa conta atualmente com o brinquedo “De volta para o futuro”, estrutura que só existe em mais três lugares do Brasil.
“Os números do mercado de festas infantis apresentam um cenário de crescimento promissor, com projeções otimistas para os próximos anos. A busca por experiências únicas e personalizadas, aliada ao aumento do poder aquisitivo das famílias brasileiras, contribui para impulsionar esse segmento, que continua a evoluir e a se expandir. Além disso, é preciso lembrar, ao movimentar um setor, isso reflete em muitos outros, que por sua vez reflete em crescimento econômico de uma região e geração de empregos”.
Fonte: Redação ZF Press