EDUCAÇÃO - ‘Senac EduC’ já começa atendendo 500 estudantes de 5 escolas públicas

Programa do Governo do Estado com o Sistema Fecomércio-MT foi lançado na manhã desta sexta-feira (8); iniciativa oferta ensino técnico e profissionalizante gratuito

O Governo de Mato Grosso e o Sistema Fecomércio-MT lançaram, na manhã desta sexta-feira (8), o EduC – programa de Educação para o Comércio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) que, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), já está em andamento em cinco escolas da rede pública estadual de ensino, com 501 estudantes matriculados nas trilhas de aprendizagem ‘Design e Desenvolvimento de Sites, Apps e Games’ e ‘Gestão de Negócios e Empreendedorismo’.

O ‘Senac EduC’ oferta formação técnica e profissional gratuita aos alunos do Novo Ensino Médio, conforme a reforma aprovada em 2017, que entrou em vigor em 2022. Eles sairão certificados como ‘Técnico em Informática para Internet’ ou ‘Técnico em Administração’.

“O novo Ensino Médio traz uma nova experiência que é a formação profissional. Reputo isso como muito importante e relevante. Em Mato Grosso, estamos implementando essa mudança em diversas escolas e, hoje, celebramos parceria com o Sistema Fecomércio-MT, através do Senac, que visa dar a esses jovens a possibilidade de terminar o segundo grau com a qualificação vocacionada para o mercado de trabalho”, destacou o governador Mauro Mendes.

O lançamento foi realizado durante a entrega da reforma da Escola Estadual Dione Augusta da Silva Souza, no bairro Morada da Serra, na capital. A unidade foi completamente revitalizada e recebeu investimento de R$ 4,7 milhões.

“O Senac está cumprindo o seu objetivo de qualificar pessoas para o comércio e de forma totalmente inovadora, trazendo salas de capacitação profissional para dentro das escolas. O EduC visa promover a melhor experiência educacional aos estudantes com comodidade, inovação e visão empreendedora focada nas oportunidades regionais. Queremos aproximar o jovem do mercado de trabalho, inserir o setor produtivo na comunidade escolar, levar elementos de tecnologia aos alunos da rede estadual de ensino, contribuir na formação humana integral de forma justa, democrática e inclusiva”, ressaltou José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Fecomércio-MT, entidade que administra o Senac-MT.

Além da Dione Augusta, o programa já está em andamento nas escolas estaduais André Avelino e Militar Dom Pedro II, em Cuiabá; bem como na Adalgisa de Barros e Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o ‘Senac EduC’ irá “preparar os estudantes para o mercado de trabalho nas áreas de design, gestão de negócios, elaboração de aplicativos, criação de games. Os cursos técnicos terão carga horária de 1.200 horas, 400 por ano. É isso que essa juventude precisa, emprego e renda para que possam colocar em prática tudo que sonham”, frisou o chefe da pasta.

O evento também reuniu parlamentares, como o senador Wellington Fagundes; os deputados federais Coronel Fernanda e Abilio Brunini; o deputado estadual Carlos Avallone; e os vereadores por Cuiabá, Dilemário Alencar e Fellipe Corrêa. Ainda, os secretários de estado, Fábio Garcia (Casa Civil) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão).

Para o senador Wellington Fagundes, a iniciativa “é a junção da boa aplicação do recurso público e, também, do recurso do trabalhador em melhoria da educação brasileira. Um grande trabalho do Sistema Fecomércio, com o Senac, em parceria com o governo aplicando tecnologias, buscando o desenvolvimento dos nossos alunos e um ensino de alto nível”, elencou.

Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT)
Contato: Maicon Oliveira