Emanuel Pinheiro melhora a mobilidade urbana com substituição de mais de 1,2 mil abrigos, três estações climatizadas e 100% da frota de coletivo com ar-condicionado até dezembro

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, expandiu a mobilidade urbana da capital com mais de 1.200 abrigos de ônibus, três estações climatizadas e 90% da frota climatizada. Ao assumir a gestão, em 2017, a frota com ar-condicionado em circulação na cidade não chegava a 17%. Contudo, com a entrega de mais 22 novos ônibus e três vans para o atendimento exclusivo do Programa Buscar, na manhã desta sexta-feira (7), a frota operacional do município, que circula todos os dias e conta com 304 veículos, passa a ser 90% climatizada em Cuiabá. A expectativa é que até dezembro deste ano sejam implantados mais de 300 outros abrigos e mais 33 novos ônibus sejam colocados em circulação, atingindo assim 100% da frota climatizada.

“É um momento histórico e de muita gratidão. Cuiabá é a única capital do país a ter 90% da frota operacional com ar-condicionado. Nós costumamos dizer que em Cuiabá, ar-condicionado não é luxo, e sim uma necessidade, principalmente por entender como funciona o transporte público e as altas temperaturas a que estamos acostumados. Estamos avançando cada vez mais, elevando a qualidade do transporte e, o mais importante, sem aumento de tarifa. Além dessa entrega, é importante frisar que são mais de 1.200 abrigos implantados em Cuiabá e três estações climatizadas ao longo desses anos. Garantimos que até o final da gestão, serão implantados mais de 300 outros abrigos. Até julho, devo entregar mais 33 ônibus zero quilômetro com ar-condicionado”, disse o prefeito.

Na ocasião, a secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Luciana Zamproni, comemorou o resultado e destacou que tais números só foram possíveis diante de muita dedicação, empenho e trabalho prestado em prol da população durante a gestão de Emanuel Pinheiro.

“Aqui em Cuiabá é diferente, nós investimos na frota e na população, porque esse sempre foi o compromisso do prefeito: buscar o melhor para o povo cuiabano e, em especial, para os usuários do transporte coletivo, que precisam se deslocar pela cidade, que levantam cedo para ir e voltar do trabalho e da escola. Essas são as coisas pelas quais a gestão Emanuel Pinheiro preza, visando sempre a melhoria, dignidade, conforto e qualidade do transporte coletivo fornecido para o povo. Isso me deixa muito feliz. São 22 ônibus com ar-condicionado, wi-fi, elevador para pessoas com deficiência, câmeras de segurança externa e interna, enfim, o que há de melhor para os cuiabanos", destacou a secretária.

Ao falar sobre os avanços evidenciados na mobilidade urbana da capital, o diretor de Transporte da Semob, Nicolau Budib, enfatizou que no que diz respeito aos veículos disponibilizados para o Projeto Buscar (serviço gratuito de transporte que visa atender pessoas com mobilidade reduzida, devido à deficiência motora), a meta de 100% das vans climatizadas já havia sido atingida pela gestão. Apesar disso, mais três veículos foram destinados ao projeto social, na manhã desta quinta.

“Quando assumimos a gestão, ainda no primeiro mandato do prefeito Emanuel, Cuiabá tinha apenas 16% da frota climatizada. Com a entrega de hoje, esse número chega a 90% quando se trata da frota operacional. No caso do Buscar, já havíamos atingido a meta de 100% e hoje entregamos mais três veículos novos à frota, promovendo uma renovação total do Buscar. Além disso, sempre aliados a outras ações, como a instalação de mais de 1.300 abrigos de ônibus e as três estações que trouxeram um pouco mais de conforto para a população. Nossa meta é chegar a dezembro com 100% da frota climatizada e, quando isso acontecer, poderemos passar o bastão para o próximo gestor com a sensação de dever cumprido”, disse Budib.

Presente na cerimônia de entrega, o vereador Marcrean Santos, autor do projeto que obriga o Poder Executivo a disponibilizar, gratuitamente, o sinal de internet móvel através do sistema de wi-fi aos usuários do transporte público, comemorou os avanços evidenciados atualmente nos coletivos em circulação pela capital.

“É um momento histórico para Cuiabá. Durante todos esses anos, nunca houve um prefeito que compreendesse e entendesse as dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte coletivo. Isso é ser uma gestão humanizada, ser sensível às pessoas de baixa renda que precisam do apoio do poder público. Sinto muito orgulho de ser cuiabano, legislador, líder comunitário e estar ao lado de alguém que defende a bandeira dos menos favorecidos”, avaliou o parlamentar.

Estima-se que diariamente cerca de 200 mil pessoas são atendidas pelo transporte público de Cuiabá e, ao longo de quase 8 anos de gestão, cerca de 300 ônibus já foram entregues pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Amanda Garcia - Assessoria de Imprensa
Crédito Foto: Luiz Alves