Mais de 275 crianças conhecem o dia a dia da fazenda no Futuro em Campo

As máquinas gigantes na entrada da fazenda chamavam a atenção das crianças assim que elas chegavam. Os silos enormes utilizados para o armazenamento de grãos disputavam com o maquinário o olhar dos pequenos que foram até uma propriedade rural para conhecer o dia a dia da lida no campo.

Pouco mais de 270 crianças foram até a fazenda Dacar, em Vera, para participar do Futuro em Campo, um projeto realizado pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). A visita foi nessa sexta-feira (07.06). O público com faixa etária de 9 a 11 anos, era formado por estudantes da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler e do Instituto Educacional Superação.

“Essa foi a primeira vez que abri as portas da fazenda para o Futuro em Campo e foi uma experiência incrível. As crianças ficaram muito felizes de virem até aqui e conhecerem o que fazemos, algumas eram filhas de funcionários daqui e puderam ver os pais trabalhando”, contou Albino Galvan, proprietário da fazenda e associado da Aprosoja-MT.

A proposta do projeto, explicou llson Redivo, vice-presidente Norte da Associação, é levar as crianças até a fazenda para que elas possam ver como é o agronegócio e ouvirem, de produtores rurais, como o trabalho é desenvolvido. Pontuando, é claro, a sustentabilidade do setor, que enquanto produz o alimento que chega até a mesa da população, também se preocupa com o meio ambiente.

“Mostramos o hoje e, quem sabe, no futuro, podemos ter um produtor rural, um gerente ou técnico agrícola, atuando no nosso agronegócio mato-grossense?”, completou Maycon Rech, delegado-coordenador do Núcleo de Vera.

Khairy Quieregati, de 10 anos, aluno da Escola Aloízio, contou que já morou em uma fazenda e sabe que o meio ambiente é bem cuidado, enquanto a produção não para. Como forma de contribuição, na hora do plantio das árvores, Khairy plantou três mudas.

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Patrulha Rural também participaram do evento conversando com as crianças como é feito o trabalho de patrulhamento rural e cuidado com a sociedade, em geral.

Também estiveram presentes: os delegados da Aprosoja-MT em Vera, Paulo Pinto, Raissa Hepp e Gustavo Zocolotto, o delegado do município agregado de Feliz Natal, Sandro Mick, os delegados de Sinop, Raul Pruinelli, Júlia Pruinelli e João Marcos Bustamante.

Fonte: Natália Araújo - Redação Aprosoja
Foto: Léo Campos