HCFcom

INOVAÇÃO EM SAÚDE - Em quatro meses, hospital realiza 100 cirurgias robóticas

Desde que foi adotada, em junho deste ano, a cirurgia robótica se tornou referência no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Em quatro meses, a inovação em saúde obteve tanta adesão que atingiu a marca de 100 cirurgias nesta quarta-feira (09.10).

O 100º procedimento cirúrgico robótico foi uma prostatectomia conduzida pelo cirurgião e uro-oncologista, Jaime Comar Filho, acompanhado pela equipe auxiliar. A cirurgia consiste na remoção da próstata.

Para o coordenador médico do Centro Cirúrgico do hospital, Alexsandro Batista da Costa, o feito representa um marco evolutivo para a unidade de saúde.

“Este é um dia que ficará marcado na história do Hospital São Mateus. Completamos 100 cirurgias robóticas, houve um volume alto de procedimentos em um curto espaço de tempo, isso é muito importante para a saúde do nosso Estado. Essa é uma vitória coletiva”, alega ele.

Segundo o diretor técnico do hospital, o médico Igor Veiga, a quantia de cirurgias efetuadas representa uma mudança de padrão do atendimento ofertado aos pacientes.

“Atingir esse número de intervenções robóticas mostra o aprimoramento do trabalho em toda a unidade. Os resultados são a melhoria no atendimento, no acolhimento dos pacientes e na própria assistência em saúde. Isso demonstra o sucesso do hospital”, define.

A adoção da tecnologia também foi aprovada pelo médico urologista, Dalvani Dorn.

“Foi muito importante ter a tecnologia robótica no Hospital São Mateus. O equipamento fez muita diferença em nosso trabalho que se tornou mais preciso, menos invasivo e mais seguro. Os pacientes estão satisfeitos e nós cirurgiões também, a robótica beneficiou o todo”, justifica o especialista.

Robô

No hospital, a intervenção cirúrgica é executada com o auxílio do robô Da Vinci X, equipamento de 4ª geração, que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior exatidão.

Os movimentos do robô são comandados pelo cirurgião, por meio de um console que acessa uma plataforma com imagens em 3D de alta definição. O que garante ao especialista maior amplitude e precisão nos movimentos de pinças, além de incisões menores.

Fonte: ZF Press
Crédito Fotos: Fernando Rodrigues