HCFcom

Tradicional Festa de São Gonçalo é realizada neste final de semana

A tradicional Festa de São Gonçalo é realizada neste final de semana, na Arquidiocese de Cuiabá. A Paróquia São Gonçalo, encerrou na noite de ontem, a programação da novena que iniciou no primeiro dia deste ano. Nesta noite (10), inicia a programação festiva em honra ao padroeiro dos violeiros. A celebração da Santa Missa está marcada para às 19h, na Igreja Matriz, e será seguida de uma Quermesse e acompanhada da dança de São Gonçalo.

“Os violeiros farão a reza cantada. É muito bonito e todos estão convidados para fazer a dança. Diz a história que aqueles que iniciam o ano dançando a festa de São Gonçalo tem um ano com a saúde resguardada”, afirma pároco da Paróquia São Gonçalo, padre Idenilson Lemes.

A Paróquia São Gonçalo do Porto, fundada oficialmente em 15 de novembro de 1781 pelo baiano José Carlos Pereira de Souza, nasceu com uma pequena capela erguida próxima ao porto do rio Cuiabá, abrigando a imagem de São Gonçalo, vinda de Amarante, Portugal. Com a chegada dos Padres Salesianos em 1894, enviados por Dom Bosco, a capela foi demolida para dar lugar ao atual templo, cuja construção contornou o esforço comunitário dos jovens da época. O templo, rico em história e devoção, possui o relógio datado de 1842, imagens dos quatro evangelistas na fachada, e uma estátua do Cristo Redentor no topo da torre. Em seu interior, destacam-se várias imagens seculares, como a de Nossa Senhora da Conceição, de origem paraguaia, no altar lateral.

“Todo valor arrecadado com as festividades de São Gonçalo será destinado à reforma externa da Igreja Matriz. Fizemos uma grande mobilização para reforma interna, conseguimos finalizar tudo em 2024, e neste ano vamos priorizar a pintura e reparos dessa Igreja que é mais que centenária”, afirma o pároco da Paróquia São Gonçalo, padre Idenilson Lemes.

No dia 11 de janeiro, às 18h30, os fiéis estão preparados para seguir em procissão, pelas ruas de Cuiabá, saindo do Ginásio do Colégio Salesiano São Gonçalo, na região da Prainha, e seguem até a Igreja Matriz para a celebração da Santa Missa. Após a celebração, quermesse e sorteio com show de prêmios.São Gonçalo nasceu em 1187, na cidade de Tagilde, Portugal, em uma família profundamente religiosa. Desde jovem, ele foi se identificando com a vida espiritual e decidiu dedicar-se a Deus. Após a sua ordenação sacerdotal, tornou-se pároco em São Paio de Vizela, onde exerceu com zelo o ministério pastoral, atendendo às necessidades específicas e materiais da sua comunidade. Após alguns anos, sentindo o chamado de Deus para uma vida de peregrinação, inspirado pelos exemplos de outros santos, partiu em peregrinação à Terra Santa e a Santiago de Compostela, buscando uma maior comunhão com Deus e enriquecendo sua fé. Ao regressar, encontrou a sua paróquia sob a administração de outro sacerdote, o que o levou a viver como eremita às margens do Rio Tâmega, em Amarante, onde se dedicou à oração, à penitência e à ajuda aos pobres.

Um dos episódios mais marcantes da vida de São Gonçalo foi sua dedicação à construção de uma ponte sobre o Rio Tâmega, para facilitar a vida dos viajantes e peregrinos que passavam pela região. A obra, que foi um verdadeiro testemunho de sua caridade, tornou-se símbolo de sua intercessão pelas dificuldades e desafios da vida. Além de sua atuação prática, São Gonçalo é lembrado por sua profunda espiritualidade e devoção mariana.