HCFcom

Declaração do Imposto de renda é tema principal do novo episódio do PodCrê

Com o tema “Nada a declarar?”, podcast traz um bate-papo sobre as principais dúvidas em relação ao “Leão”

Declarações, impostos, alíquotas e receitas tributáveis são assuntos que parecem complicados de entender, especialmente na correria do dia a dia, em que não podemos parar por um minuto sequer. Pensando nisso, o novo episódio do PodCrê vem ajudar os ouvintes a entender, de uma vez por todas, o que é o imposto de renda e como declará-lo de maneira correta.

No segundo episódio da nova temporada do PodCrê, o podcast do Sistema Comércio de Mato Grosso, as apresentadoras Thielli Ehlert, diretora de Comunicação e Marketing do Sistema Comércio-MT, e Naiagia Vasconcelos, gerente de Comunicação e Marketing do Sesc-MT, recebem Marcus Vinícius França, advogado tributarista, e Welton Costa, contador, para um bate-papo sobre dúvidas em relação ao imposto de renda, como por exemplo, tributação sobre PIX.

Marcus ressalta que é preciso mudar a forma de pensar do brasileiro. “Não há como eu legalizar minha vida enquanto contribuinte se eu não declarar de onde vem esse dinheiro, ou eu vivo na ilegalidade, e não dá mais para viver assim. O sistema tributário brasileiro mudou completamente com a reforma tributária e, a forma como lidamos com isso, muda drasticamente também. Então precisamos procurar agora um profissional de confiança para começar e entender o que fazer”, explica.

Além disso, o tributarista acrescenta que existem erros frequentes na hora de declarar, como deduções de escola e plano de saúde. Segundo Marcus, “é preciso tomar cuidado com isso, porque também existe um valor limite para que você possa se beneficiar disso, e ele não pode ser passado”.

O contador Welton lembra que existem algumas declarações que não podem ser feitas visando benefícios. “Tem pessoas que declaram, por exemplo, auxílio funeral como plano de saúde. Há um auxílio funeral que dá desconto em consultas médicas e odontológicas, mas ele não dá dedução do imposto”, acrescenta.

Ele também explicou um pouco o processo da declaração de quem é Microempreendedor Individual (MEI). “A questão do MEI é que ele tem a declaração anual, que fala da receita dele, mas ele também é obrigado a fazer a declaração de ajuste anual do imposto de renda. O MEI é isento até R$ 30 mil, mas passado disso, é interessante que ele tenha uma segregação entre pessoa física e jurídica, onde ele consegue demonstrar mais facilmente as movimentações e ter provas de que não movimentou tudo isso, ou que era do negócio dele”, finaliza.

Para conferir mais dicas sobre declaração, impostos e alíquotas, acesse o episódio completo do PodCrê com Marcus Vinícius França e Welton Costa, que está disponível no canal do Sesc Mato Grosso no Youtube (clique aqui) e plataformas de áudio (Spotify/ Deezer/ Apple Podcasts/ Amazon Music/ Google Podcasts/ Castbox).

Sobre o PodCrê

PodCrê, é o podcast semanal realizado pelo Sistema Comércio MT que apresenta análises, dicas e reflexões, por meio de uma visão única sobre assuntos da atualidade que impactam diretamente a jornada pessoal e profissional, com o auxílio das vozes de especialistas, influenciadores e personalidades de Mato Grosso.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e cinco unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Terça-feira, 18 de março de 2025

Por Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT