O Sesc Folia de 2025 terminou, mas a alegria e a energia que marcaram o evento continuam no coração dos mais de 8 mil participantes que compareceram à festa. Entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março, as unidades Sesc Arsenal, Dr. Meirelles, Cáceres, Poxoréu e Rondonópolis tornaram-se palco da celebração, que reuniu milhares de foliões de todas as idades.
O evento contou com uma programação variada, incluindo oficinas criativas, apresentações musicais, bailes animados e brincadeiras, garantindo momentos de lazer acessível para o público. Além disso, apoiou o programa Sesc Mesa Brasil, que arrecada alimentos para instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade, recebendo doações de leite em troca de ingressos para a entrada no Sesc Arsenal. Ao todo foram arrecadados 3.867 litros de leite.
A programação teve início em Rondonópolis no dia 26, com o baile para pessoas idosas, e no dia 4 de março, a festa foi voltada para os pequenos, incluindo oficinas, estação de pintura e matinê.
O Sesc Arsenal deu início à festa no dia 28 de fevereiro, que se estendeu para os dias 1, 2 e 4 de março. Foram quatro dias de programação para todas as idades, com baile para idosos e crianças, apresentações musicais e muito mais, que reuniram cerca de 5,5 mil foliões.
O carnaval no Sesc Arsenal atravessa gerações e segue como um ponto de encontro das famílias cuiabanas. Pais que um dia pularam carnaval no espaço quando eram crianças – ou mesmo antes de terem filhos – agora voltam ao local acompanhados de seus pequenos, perpetuando a alegria e a tradição da festa.
Jaqueline Neris, de 36 anos, participou da folia ao lado do filho Joaquim José. Embora já tenha comemorado o carnaval no Arsenal outras vezes, ela destacou que este ano foi ainda mais especial. “É a primeira vez com o meu filho. Eu já vim com as minhas sobrinhas, então agora estou vindo com ele, e é muito especial. A expectativa é de muitas festas, que ele fique muito alegre e veja muitas coisas boas”, disse.
Outra mãe presente na festa foi Camila Quintal, de 25 anos, que considera este carnaval especial por também ser a primeira vez que ela comemora o feriado no Arsenal ao lado da filha, Iris. “Já vim brincar o carnaval aqui quando era criança, nem lembro a minha idade, mas agora é a primeira vez da Iris. Quero aproveitar muito com ela”, contou.
Camila também ressaltou a importância da programação por proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças. “Não conheço outro lugar com esse tipo de programação, onde a atração principal seja exclusivamente para as crianças. Isso é muito legal, porque envolve toda a família. Você vem, fica em um ambiente tranquilo e confia, porque sabe que o público é composto por famílias. É um carnaval tranquilo”, concluiu.
No Dr. Meirelles, a programação teve início no dia 1º de março, estendendo-se para os dias 2 e 4. Foram realizadas oficinas criativas, de culinária, brincadeiras no jardim, aula especial de samba, desfile de fantasias, recreação hidrokids, além das apresentações musicais.
Em Alta Floresta, as atividades aconteceram no dia 1º de março, com oficinas criativas, recreação esportiva e matinê com aula especial de ritmos. Já em Cáceres, a festa aconteceu no dia 3 de março, com desfile de fantasias, bingo recreativo, marchinha de carnaval e apresentação musical.
O Sesc Folia encerrou sua programação em Poxoréu, no dia 8 de março, sábado, com matinê kids, recreações carnavalescas, oficina de confecção de máscaras e apresentação musical.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 21 unidades fixas no estado e cinco unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Sexta-feira, 14 de março de 2025
Por Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT