HCFcom

Aprosoja MT realiza primeiro módulo da Academia de Liderança 2025

Primeiro módulo do programa reuniu produtores de várias regiões do estado em dois dias de formação.

Com o objetivo de formar lideranças mais preparadas para os desafios do agro, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou, nos dias 22 e 23 de abril, o primeiro módulo da Academia de Liderança 2025. A proposta do programa é capacitar produtores para representar com excelência não apenas sua classe, mas também as demandas de suas regiões.

A primeira etapa da formação foi dedicada ao tema do autoconhecimento, reunindo participantes de várias regiões do estado. O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da entidade e o desenvolvimento pessoal dos produtores.

“Todo ano a Aprosoja Mato Grosso forma uma turma da Academia de Liderança e esse primeiro módulo é o autoconhecimento, no qual nós trazemos profissionais gabaritados que têm amplo conhecimento, que atuaram já também na liderança e ajudam as pessoas a se desenvolverem, ou seja, conhecer as suas virtudes e também encontrar as suas fraquezas, os pontos que precisam ser melhorados. E a Aprosoja Mato Grosso sempre se preocupa com essa formação para que a entidade também possa cada vez mais evoluir, aprimorar e ser mais eficiente na entrega dos trabalhos para os nossos associados”, afirmou.

A Academia de Liderança é composta por quatro módulos, voltados ao desenvolvimento de habilidades essenciais no agronegócio: Autoconhecimento, Comunicação, Relações Governamentais e Logística. Segundo Lucas Costa Beber, a formação contribui não apenas para a atuação dentro da entidade, mas também para o crescimento pessoal dos participantes.

“Eu, quando era ainda delegado da Aprosoja MT no primeiro ano, tive a oportunidade de participar da Academia de Liderança, e ela me deu uma visão mais ampla da entidade e também uma visão mais ampla de mim, daquilo que eu precisava melhorar. E graças a esse conhecimento, eu também pude evoluir como líder aqui dentro da entidade, como representante, e hoje tenho essa responsabilidade”, disse o presidente.

A produtora e delegada do núcleo de Lucas do Rio Verde, Amabile Rossetto, ressaltou a importância do módulo de autoconhecimento como um passo essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional.

“Eu, como delegada, acho interessante este primeiro módulo, porque eu tenho um pouco de dificuldade de falar em público, e esse curso está sendo de grande valor. Através dele, vou aprender um pouco sobre mim e sobre as pessoas. Através do autoconhecimento a gente vê os nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos, que é o que eu mais adorei aqui. Porque isso me ajuda a saber como me posicionar na Fazenda e na empresa, mas também no sindicato, na Aprosoja MT, em qualquer lugar que a gente estiver, que a gente esteja representando a classe dos agricultores”, disse a produtora.

Já o produtor Jean Bordignon, de Porto dos Gaúchos, destacou que a participação na Academia de Liderança tem proporcionado reflexões profundas sobre o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

“Este primeiro módulo está sendo muito interessante porque além do autoconhecimento, eu vim aqui com um objetivo claro que era de liderar-me. Penso eu que antes de liderar o próximo eu preciso saber me liderar. E o módulo tem aberto muito a minha percepção para o meu modo de agir e não apenas para o julgamento do próximo, do colaborador, do parceiro. O melhor de tudo aqui é poder olhar para dentro, é poder enxergar o movimento, enxergar o comportamento, poder se entender melhor, que a partir do momento que você se conhece melhor, você pode ser uma pessoa melhor também para o mundo, para o lado externo.”, afirmou.

A Academia de Liderança segue com outros módulos que serão realizados em Cuiabá, Rondonópolis, Brasília, Santos e São Paulo, tratando de temas de interesse para os produtores e líderes mato-grossenses.

Por Bruna Lima Brito Damasceno - Assessoria de Comunicação