HCFcom

Feira de livros, oficinas, siriri e rasqueado recheiam a programação do aniversário de Cuiabá no Sesc Arsenal

Fecomércio Celebra Cuiabá terá três dias de programação com atividades que celebram a cultura regional.

Em comemoração ao aniversário de 306 anos de Cuiabá, o Sesc-MT programou diversas atividades que englobam a cultura e a história cuiabana. No Sesc Arsenal, nos dias 5, 6 e 8 de abril, acontece o evento ‘Fecomércio Celebra Cuiabá’, com oficinas criativas, recreações infantis, apresentações de Siriri e música regional, feira de livro, mediações literárias e muito mais.
Dia 5 de abril

No dia 5, a programação começa às 15h com uma oficina de colagem, que terá como personagem principal a bandeira de Cuiabá. Na ação, as crianças irão montar um quebra-cabeça da bandeira, colorindo e fixando um mastro para completá-la. Por fim, o grupo será reunido e ouvirá uma explicação sobre o desfile cívico para, em seguida, serem guiados até os corredores, para uma caminhada, onde poderão exibir suas criações.

Simultaneamente, na Biblioteca do Arsenal, ocorre a mediação de leitura com a autora Cristina Silva, da Editora Entrelinhas, escritora do livro “O Jardim da Minha Mãe”, uma coletânea de poemas que encantam crianças e adultos ao abordar temas como natureza, sentimentos e amizades.

Às 16h, inicia-se a Feira do Livro de Mato Grosso, que reúne autores e ilustradores da região para exporem e venderem suas obras. A feira proporciona um espaço para os artistas divulgarem seus trabalhos e alcançarem um público mais amplo.

No mesmo horário, será realizada a oficina de viola de cocho de papelão. Durante a atividade, será apresentada uma viola de cocho verdadeira e explicada sua importância para a cultura cuiabana. As crianças terão a oportunidade de criar suas próprias violas e testá-las nos corredores do Arsenal.

Às 18h, ocorre a oficina de dança “Como se Dança o Rasqueado”, onde os participantes poderão aprender os passos básicos desse ritmo emblemático da cultura mato-grossense. A inscrição é obrigatória e pode ser realizada clicando aqui.

Paralelamente, acontece a mediação de leitura “Aniversário de Cuiabá”, que explora a trajetória do icônico personagem Zé Bolo Flô. Conhecido por vender ervas, plantas e bolos de arroz em formato de flor, ele também era um contador de histórias talentoso. A mediação abordará suas origens e aventuras.

À noite, às 19h, haverá uma apresentação musical do grupo “Piano Gente”, um projeto que busca alcançar diferentes públicos em pontos estratégicos da cidade. Em seguida, às 20h, será realizada a apresentação dos grupos de siriri Flor Serrana e Flor do Campo no espetáculo “Encontro entre Flores”, no jardim do Arsenal.
Dia 6 de abril

No dia 6, às 15h, inicia-se a oficina de máscaras do Pantanal. Utilizando papelão e papel colorido como materiais principais, as crianças poderão criar máscaras inspiradas em animais icônicos da fauna local, como jacarés, capivaras, onças, tucanos, tamanduás-bandeira e araras.

Às 16h ocorre a primeira sessão da oficina literária “A Palavra em Movimento – O Linguajar Cuiabano, Folclore e Lendas”. A atividade prática aborda estrutura da poesia, métrica e musicalidade para introduzir os participantes à escrita poética. Uma segunda turma será realizada às 18h. Não é necessário se inscrever antecipadamente, porém, as vagas são limitadas e por ordem de chegada.

Para encerrar o dia, às 19h acontece uma apresentação musical com Cris Chaves, cantor, compositor e instrumentista autodidata, e banda.
Dia 8 de abril

No dia 8, aniversário de Cuiabá, às 16h ocorre, novamente, a oficina de máscaras do Pantanal. Às 17h será realizada a oficina “Livro Pop-Up da Fachada do Arsenal”, onde as crianças aprenderão a criar livros tridimensionais com elementos interativos.

Às 18h, ocorre a oficina “Origami de Capivara”, na qual os participantes aprenderão curiosidades sobre esse animal, enquanto constroem um chaveiro em formato de capivara utilizando técnicas de origami.

Simultaneamente ao início dessa atividade, o cantor Henrique Malluf se apresentará no palco com um repertório que mistura rasqueado fronteiriço e samba-rock.

Como parte da programação do aniversário de Cuiabá, às 19h será realizada a abertura da exposição “Dalva de Barros: 90 anos – Lições além das telas”, na galeria de artes do Arsenal. A mostra ficará em cartaz até o dia 29 de junho.

Para encerrar as comemorações dos 306 anos da cidade, às 20h, o trio Pescuma, Henrique & Claudinho, nomes consagrados da música mato-grossense, interpretando sucessos como Chuva de Estrela e É Bem Mato Grosso, se apresentam no palco do jardim do Arsenal.

Confira a programação.

Sesc Arsenal

Dia 5 – Sábado

15h – Oficina de Colagem com a bandeira cuiabana

15h – Intermediação de leitura com a Cristina Silva – Editora Entrelinhas

16h – Feira do Livro de Mato Grosso com autores e ilustradores convidados

16h30 – Oficina de Viola de Cocho de Papelão

18h – Oficina de dança “Como se dança o rasqueado”

18h – Contação de história “Aniversário de Cuiabá”

19h – Apresentação Musical “Grupo Piano Gente”

20h30 – Apresentação de dança “Encontro entre Flores – Grupos de Siriri Flor Serrana e Flor do Campo”


Dia 6/04 – Domingo

15h – Oficina de máscaras do pantanal

16h – Oficina de Literatura – “A Palavra em Movimento – O Linguajar Cuiabano, Folclore e Lendas”

18h – Oficina de Literatura – “A Palavra em Movimento – O Linguajar Cuiabano, Folclore e Lendas” – segunda turma

19h – Apresentação Cris Chaves Banda Show


Dia 8/04 – Terça-feira

16h – Oficina de máscaras do Pantanal

17h – Oficina de Livro Pop Up da fachada do Arsenal

18h – Oficina de Chaveiro Origami de Capivara

18h – Apresentação Musical “Henrique Malluf”

19h – Abertura da Exposição “Dalva de Barros: 90 anos – Lições além das telas”

20h – Apresentação Musical “Pescuma, Henrique & Claudinho”

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Sexta-feira, 4 de abril de 2025

Por Daniele Danchura - Comunicação SESC-MT