HCFcom

Rodada Técnica da Aprosoja MT começa em maio

A rodada inicia no dia 26.05 e visa apresentar aos produtores os resultados das pesquisas sobre solos siltosos e arenosos realizadas nos CTECNOs Araguaia e Parecis.

A Rodada Técnica da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) começa no dia 26 de maio, no município de Vera. O evento tem como objetivo apresentar aos produtores os resultados das pesquisas sobre solos siltosos e arenosos, realizadas nos CTECNOs Parecis e Araguaia, promovendo o desenvolvimento sustentável baseado em critérios científicos e práticas responsáveis de produção.

O evento percorrerá os núcleos da Aprosoja MT, levando conhecimento por meio de especialistas da área e incentivando a troca de informações entre os produtores. Durante as rodadas, os participantes poderão acompanhar os estudos do CTECNO Parecis, localizado em Campo Novo do Parecis, que acumula nove anos de pesquisas voltadas à correção de solos arenosos, explorando macronutrientes como fósforo, enxofre e potássio, além da influência das plantas de cobertura na ciclagem de nutrientes.

Já o CTECNO Araguaia, localizado em Nova Nazaré, apresentará estudos sobre calibração de fósforo e potássio em solos rasos siltosos, além de experimentos com calagem, correção de perfil de solo, rotação de culturas e controle de plantas daninhas.

Segundo o pesquisador da Aprosoja MT/Iagro e coordenador da área de Pesquisa do CTECNO Araguaia, André Somavilla, estar nos núcleos facilita o acesso dos produtores aos estudos e contribui para um melhor entendimento dos desafios enfrentados no campo.

“A importância das rodadas técnicas é conhecer outras regiões do estado e as diferentes realidades e dificuldades dos produtores. Com base nisso, podemos direcionar nossas pesquisas nos centros tecnológicos, pois o intuito desses centros é responder às necessidades e contribuir para o dia a dia das fazendas. Queremos levar essas informações diretamente ao produtor em todas as regiões do estado”, destaca Somavilla.

O pesquisador da Aprosoja MT/Iagro e coordenador da área de Pesquisa do CTECNO Parecis, Rodrigo Knevitz Hammershmitt, reforça que a Rodada Técnica se tornou um evento essencial porque permite que especialistas se desloquem até os núcleos da Aprosoja MT, compartilhando conhecimentos adquiridos nos experimentos.

“Durante essas rodadas, há uma dinâmica participativa, na qual diversos temas são abordados, e os participantes podem escolher quais tópicos desejam explorar. Esse formato incentiva uma troca intensa de conhecimento, trazendo resultados históricos de análises de solo, produtividade e desempenho dos materiais e ambientes agrícolas”, explica Hammershmitt.

Considerados os maiores centros de pesquisa independentes do Brasil, os CTECNOS têm como missão oferecer soluções para os desafios dos produtores mato-grossenses, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a evolução do setor agrícola.

Ana Frutuoso - Assessoria de Comunicação