HCFcom

Servidoras da Seciteci participam, em Brasília, de formação nacional do programa Mulheres Mil

Evento busca aprimorar e debater novas estratégias para o Programa que atende mulheres em vulnerabilidade social

Três servidoras da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) estão em Brasília (DF) para a Semana do Ciclo Formativo do programa Mulheres Mil 2025, que promove inclusão social e econômica através de capacitação profissional.

A formação, que acontece entre os dias 7.04 e 11.04, reúne representantes de diversos estados para discutir estratégias, trocar experiências e apresentar a nova metodologia do programa.

A programação conta com palestras, oficinas, capacitações e rodas de conversa sobre vulnerabilidade social e os desafios enfrentados pelas mulheres atendidas pelo programa.

Segundo a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Girlayne Menezes, a formação está sendo um espaço de construção coletiva. “Mais do que um momento de aprendizado, esta formação nos proporciona a oportunidade de atuar diretamente na elaboração, revisão e aprimoramento dos projetos que serão enviados ao Ministério da Educação (MEC)”, afirma.

“A metodologia programa coloca a mulher em situação de vulnerabilidade no centro do processo, reconhecendo sua história, respeitando sua identidade e valorizando seus saberes. Cada projeto que revisamos carrega em si a possibilidade de abrir caminhos, gerar autonomia e fortalecer a cidadania de tantas mulheres”, completou Girlayne.

Além de Girlayne, estão no evento representando Mato Grosso a coordenadora de Desenvolvimento Educacional da Escola Técnica Estadual de Lucas do Rio Verde, Adriana Camargo, e a servidora da Seciteci Elinez da Silva Rocha.

O Mulheres Mil é uma iniciativa desenvolvida através de uma parceria entre Governo Federal, que faz aporte financeiro, e Governo do Estado, que, através da Seciteci, fica responsável pela execução e articulação, gestão, fiscalização e criação das turmas.

Em 2024, foram ofertados cursos do programa Mulheres Mil através das Escolas Técnicas Estaduais em oito municípios de Mato Grosso: Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sinop, Primavera do Leste e Rondonópolis.

Ao longo do ano passado, 228 alunas se formaram nos cursos de vendedora, assistente administrativa e microempreendedora individual.

A proposta para o segundo ciclo, será voltada a cursos que possibilitam aprimorar ao longo de 2025 técnicas mais específicas de acordo com a vocação das alunas.

Fonte: Teonas de Meneses Moura - Assessoria de Imprensa SECITECI - MT