O município de Primavera do Leste recebeu, nesta sexta-feira (09.05), o 19º Circuito Aprosoja, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). A presença do geofísico e divulgador científico Sérgio Sacani como palestrante do Circuito atraiu mais de 300 participantes e colocou em pauta as inovações tecnológicas que estão transformando o agronegócio.
Aproximar a entidade dos produtores e fomentar o desenvolvimento do setor são os principais objetivos do evento, como destaca o delegado coordenador do núcleo de Primavera do Leste, Fábio Busanello. “Mais uma vez a Aprosoja MT caprichou na qualidade da organização, trazendo novidades, é importante os produtores virem para se informar das ações da entidade e como ela tem agido nas diversas frentes em defesa do produtor, é sempre importante essa troca de informação”, salienta.
A vice-presidente sul da Aprosoja Mato Grosso, Laura Battisti Nardes, reforçou a importância desse contato direto da diretoria da entidade com os associados e a sociedade. “Sentimo-nos muito satisfeitos e honrados com este evento maravilhoso, que trouxe para Primavera, mais uma vez, o brilhantismo dos temas da Aprosoja MT. Trazendo os diretores, nós contamos com a presença do presidente, que fez uma explanação relatando para os nossos visitantes sobre as defesas agrícolas e institucionais, muitas das pautas e os processos sobre a defesa do produtor, a sustentabilidade do agronegócio em geral, dentro do estado de Mato Grosso e do Brasil”, destaca.
O delegado do núcleo de Primavera do Leste, Christian Willy Braun, avaliou positivamente o evento e a importância de se abordar sobre como as novas tecnologias estão sendo aplicadas para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da produção agrícola. “Assim como todos os anos a Aprosoja MT traz informação para o produtor, traz tudo o que a entidade vem fazendo e desenvolvendo ao longo dos anos. Um circuito bem elaborado, a gente sabe que as máquinas todo ano vem evoluindo e a inteligência artificial vem para agregar, vem para trazer benefícios para o produtor, então nada melhor do que trazer um cientista de renome para trazer essa palestra, essas informações”, conta.
Para o prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, a temática do evento se mostra extremamente oportuna, especialmente diante do protagonismo agrícola do estado. “Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil e o avanço da tecnologia foi muito importante para essa produção e hoje, nós temos aqui o palestrante Sérgio, que vai falar de tecnologia e a tecnologia no campo produz alimentos para o mundo”, afirma.
Com a palestra sobre “Inteligência Artificial e Satélites: Revolucionando a Agricultura de Precisão no Brasil”, o 19º Circuito Aprosoja tem despertado grande interesse entre os produtores rurais por abordar ferramentas cada vez mais presentes no cotidiano das propriedades. O vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Luiz Pedro Bier, destacou a receptividade dos produtores e adesão do público ao longo da primeira semana de evento. “Tivemos uma participação grande de produtores em toda a rodada, nós estamos tendo um público cada vez maior, cada circuito que passa há aumento de público e dessa vez não foi diferente, recorde de público em todas as cidades, é muito gratificante ter o produtor e a sociedade perto da Aprosoja MT”, ressalta Bier.
O Circuito Aprosoja encerra a programação da região sul neste sábado (10.05), em Paranatinga, com evento marcado para às 8h30 da manhã no Paraíso Espaço para Eventos.
Por Vitória Kehl Araujo - Ass de Comunicação
Foto: Paulo Marim/Aprosoja MT.
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Assista no Youtube: