Em Primavera do Leste, programa Futuro em Campo leva mais de 140 crianças para conhecerem o dia a dia de uma fazenda

Programa da Aprosoja MT proporciona vivência no campo para alunos da rede pública e reforça a importância do agronegócio para as novas gerações.

Na manhã desta segunda-feira (30.06), o município de Primavera do Leste recebeu a 7ª edição do programa Futuro em Campo de 2025, promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). Realizada na Fazenda Cidade Verde, da família Daltrozo, a ação proporcionou uma experiência única para mais de 140 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tia Dejane Pereira da Silva e do Projeto Social Mãe Cidinha, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma fazenda e aprender sobre agricultura.

O projeto que tem como principal objetivo aproximar as novas gerações da realidade do campo, promoveu uma programação voltada à compreensão da produção de alimentos, uso de tecnologias no campo, sustentabilidade e valorização do trabalho agrícola. Para a vice-presidente sul da Aprosoja Mato Grosso, Laura Battisti Nardes, experiências como essa são essenciais para construir o futuro do agronegócio. “É fundamental a inserção das crianças, alunos e adolescentes dentro do universo do agro, porque na cidade fica uma imagem muito abstrata de onde vem o alimento, de onde vem a produção da soja, do milho, do leite e do algodão. Nós queremos, através da entidade, inserir a sociedade, a comunidade e, principalmente, essa geração futura que está por aí”, enfatiza.

Conforme o representante da fazenda Cidade Verde, Lucas Daltrozo, sua família ficou muito feliz em abrir as porteiras para que as crianças pudessem ver de perto o dia a dia do campo. “É muito importante para nós do agro, tentar mostrar principalmente para as crianças, qual é a importância da agricultura, qual é a importância do nosso setor. E eu, como um apaixonado pela agricultura, apaixonado pelo que eu faço, vejo que é muito importante a gente começar lá de trás, pegar as crianças desde pequenas e ensinar o valor da agricultura, ensinar um pouco do que a gente faz. Esse projeto é muito legal e a Aprosoja MT está fazendo um belo trabalho”, frisa.

O delegado coordenador do núcleo de Primavera do Leste, Fábio Busanello, enfatizou o impacto positivo da iniciativa. “É uma oportunidade para as crianças conhecerem o dia a dia de uma fazenda, verem o armazém, ver como funcionam os maquinários, algodoeira, confinamento e tudo isso que engloba uma fazenda completa. Agradecemos mais uma vez a Aprosoja MT por gerar essa oportunidade que está rodando o estado todo e já ficamos à expectativa do ano que vem poder trazer mais crianças e poder participar em mais lugares também”, afirma.

A aluna do 5ª ano da EMEF Tia Dejane, Ana Júlia de Carvalho, conta que ficou animada com tudo que aprendeu durante a visita e destacou que gostaria de fazê-la mais vezes. “Eu gostei muito do Futuro em Campo, porque eles trouxeram a gente aqui para a fazenda, a gente descobriu como mexe com as máquinas, a gente fez muita coisa, a gente plantou, a gente escutou a palestra que eles falaram, aprendemos um pouquinho sobre os animais e isso foi muito importante para mim, vai ficar guardado aqui dentro e eu espero voltar aqui de novo algum dia”, aponta.

Para os educadores, a atividade representa um reforço importante no processo de ensino-aprendizagem. Segundo o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tia Dejane Pereira da Silva, Gean Marcos Oliveira de Moraes, a aula prática amplia os horizontes dos alunos. “Com o Futuro em Campo, nós entendemos que saímos da teoria para a prática. As nossas crianças puderam ver os maquinários, o que o agronegócio traz para nós, que a comida não é achada ali no supermercado simplesmente, que aqui são plantados e colhidos principalmente nessa fazenda. E, de fato, eles aprenderam muito mais do que isso, como preservar uma mata ciliar, por exemplo, não é só plantas, os rios, mas também cuidar dos animais, e é um circuito legal que acabou ajudando nesse entendimento”, destaca.

A diretora-presidente do Projeto Mãe Cidinha, Creonice Pessoa dos Santos, agradeceu à entidade por incluir as crianças atendidas pela instituição social, beneficiadas pelo programa Agrosolidário. “Nós só temos que agradecer, para nós é um aprendizado e é uma alegria muito grande em ter essa oportunidade e dessa parceria, porque além deles beneficiarem o nosso projeto, também dá a oportunidade das crianças poder conhecer de perto tudo aquilo que é fabricado dentro do campo, o alimento que vai à mesa da família”, salienta.

Por meio do programa Futuro em Campo, a Aprosoja Mato Grosso reforça seu compromisso com o futuro do setor ao aproximar as novas gerações à realidade do campo e a origem dos alimentos, plantando hoje as sementes do conhecimento que irão florescer no futuro. A próxima edição está marcada para quinta-feira (03.07), no município de Sinop.

Por Vitória Kehl Araujo - Assessoria de Comunicação
Foto: Mateus Dias/Aprosoja MT.