Com o apoio da bebida de soja oferecida pelo programa da Aprosoja MT, a instituição garante alimentação reforçada a 125 alunos com deficiência.
Criada há 26 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) tem realizado um trabalho relevante no município de Marcelândia. A associação mantém a Escola Especial Renascer, que atende 125 pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas, além de suas famílias. A instituição encontrou, no programa Agrosolidário da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), um apoio essencial para oferecer, além dos diversos serviços, uma alimentação nutritiva e saborosa.
Os atendidos recebem serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e participam de atividades que estimulam o desenvolvimento motor e intelectual. Com a bebida de soja fornecida pelo Agrosolidário, também recebem uma alimentação reforçada.
Trabalhando há 18 anos na entidade, a presidente da APAE Marcelândia, Silvania Garcia Miranda Martins, testemunhou diversas mudanças e ressalta que o apoio da comunidade e da Aprosoja MT tem sido fundamental para o crescimento da instituição e para conquistas importantes em benefício da população.
“A APAE hoje está bem estruturada graças à comunidade, ao poder público e a instituições como a Aprosoja MT, que nos enxerga com um olhar de carinho. E esse carinho é também recebido das pessoas da sociedade. Só temos a agradecer à Aprosoja MT e dizer que é maravilhoso que essa parceria exista”, agradece Silvania.
A diretora da APAE Marcelândia, Márcia Rosalva da Silva Alves, explica que a parceria foi essencial em um momento delicado.
“Havia crianças em situação quase de desnutrição severa, e as soluções indicadas pela nutricionista eram muito caras, especialmente os tipos de leite recomendados. A chegada da bebida de soja teve uma aceitação muito boa, e eles rapidamente ganharam peso e se desenvolveram. Nossa impressão é que nem gripados eles ficam. A imunidade aumentou bastante, foi muito importante”, relata Márcia.
A cozinheira da APAE Marcelândia, Ivanilza Alvez de Lima, utiliza a bebida de soja na preparação do café da manhã e do lanche da tarde dos alunos, sendo a base para vitaminas com frutas e até mesmo para o chá. Ela ressalta que a parceria trouxe uma grande diferença na evolução dos atendidos, contribuindo para o fortalecimento físico.
“Isso foi muito positivo para nossos alunos. Um deles, por exemplo, tinha muita dificuldade para andar, pois era muito fraquinho. Depois, ganhou peso e massa muscular. Hoje consegue andar, graças à bebida oferecida e também à estimulação que realizamos aqui. Fez muita diferença na vida dele”, conta Ivanilza.
O resultado dessa parceria é visível no dia a dia da instituição: alunos mais saudáveis, ativos e com maior qualidade de vida. A Aprosoja MT reforça seu compromisso com o fortalecimento da APAE Marcelândia, através da bebida de soja, cultivando laços de solidariedade com a comunidade e valorizando uma causa nobre e transformadora.
Por Ana Frutuoso - Assessoria de Comunicação
Crédito: Aprosoja MT
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Assista nas redes sociais: