INCLUSÃO DIGITAL Chapada dos Guimarães recebe aula inaugural do projeto Muxirum Digital na próxima segunda-feira (07)

Município é o terceiro a receber curso de capacitação para idosos e integra etapa piloto do projeto

Na próxima segunda-feira (07.07), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) promove aula inaugural do Projeto Muxirum Digital em Chapada dos Guimarães. O evento será às 9h, na Câmara de Vereadores, e reunirá bolsistas do projeto, autoridades oficiais e inscritos para as aulas de letramento digital. As turmas de Cuiabá e Santo Antônio do Leverger já iniciaram as atividades.

Durante a cerimônia de abertura, os participantes irão receber a apostila didática do curso e uniformes. De acordo com a coordenadora do projeto na cidade, Lívia Alves, até o momento cerca de 80 pessoas estão inscritas, em duas turmas divididas entre os moradores da cidade e do Distrito de Água Fria.

Na aula inaugural, ainda é esperada a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, o secretário municipal de Educação de Chapada dos Guimarães, Benedito Antônio de Oliveira Lechner, como também a participação dos vereadores do município.

Com aulas gratuitas, o Muxirum Digital MT é realizado pela Seciteci e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e propõe capacitação prática para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade sobre o uso de smartphones, com aulas de como utilizar aplicativos, funções do aparelho e ativar mecanismos de segurança em serviços online.

Sobre o início das aulas em Chapada dos Guimarães, Lívia Alves afirma que espera transformar a autonomia dos idosos que participarão do curso. "Toda a equipe em Chapada está com uma grande expectativa de que o Projeto Muxirum Digital transforme a relação dos idosos com a tecnologias, queremos com essas aulas mostrar as facilidades proporcionadas pela tecnologia, mas com o cuidado de ensinar o uso seguro", ressalta a coordenadora.

MUXIRUM DIGITAL

O projeto é quase homônimo ao realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Mais MT Muxirum, que busca alfabetizar pessoas com idade acima de 15 anos. Na fase piloto, o Muxirum Digital, disponibiliza 280 vagas para os cursos, com turmas de 40 alunos em diversos polos nos três municípios. A estimativa é que as aulas tenham duração até outubro. A Fapemat investiu 390 mil reais no Projeto Muxirum Digital MT e disponibilizou bolsas para 21 membros da equipe do projeto, com duração de março até outubro de 2025.

Fonte: Teonas de Meneses Moura - Assessoria de Imprensa SECITECI-MT