Segundo dia de atividades reforça a conexão dos participantes com as principais instituições de representação política do agronegócio brasileiro.
Nesta terça-feira (01.07), os participantes do terceiro módulo da Academia de Liderança da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) participaram de uma agenda intensa em Brasília. Pela manhã, realizaram uma visita técnica ao Instituto Pensar Agro (IPA) e, no período da tarde, conheceram a estrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
No IPA, os produtores foram recebidos por Geraldo Melo, diretor da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e do próprio instituto, que apresentou o papel estratégico da entidade na defesa dos interesses do setor agropecuário. O IPA atua prestando assessoria técnica à FPA por meio de um acordo de cooperação com diversas entidades representativas do agro.
Atualmente, 304 dos 513 deputados federais e 50 dos 81 senadores compõem a bancada da FPA, uma das maiores do Congresso Nacional. Para Geraldo Melo, esse protagonismo se deve à força técnica e política da bancada e das entidades que a sustentam.
“A qualidade das pautas, ou seja, a legitimidade com que os assuntos são trazidos por quem, de fato, representa. A qualidade da construção dessas pautas que é feita aqui pelas entidades, pelos corpos técnicos, por quem, de fato, vem trazer o assunto é muito grande. A gente tem um conjunto de líderes dentro da bancada com perfis completamente distintos que têm qualificação e habilitação para esse tipo de discussão muito grande”, destacou Geraldo.
Os participantes também conversaram com a deputada federal por Mato Grosso, Coronel Fernanda, que destacou a importância da troca direta com os produtores rurais. Para a parlamentar, esse projeto da Aprosoja MT é importante, porque os produtores podem ver a realidade da atuação dos parlamentares em Brasília.
“Essa ação também é benéfica para mim, porque começo a ouvir as informações por parte deles, a troca de experiência, e isso me ajuda. Eu não vim do agro, e isso me transforma, isso me subsidia para a gente continuar nessa luta em prol do agro, em especial o agro de Mato Grosso.”
A delegada coordenadora do núcleo de Nova Mutum, Daiana Costa Beber ressaltou como a visita contribuiu para ampliar a visão dos participantes sobre a articulação política em defesa do setor. “Foi extremamente enriquecedor estar aqui hoje e conhecer todo o trabalho desenvolvido tanto pela FPA como pelo IPA, e perceber como a interconexão dessas entidades é tão relevante para o desenvolvimento e para a conquista de resultados positivos em pautas tão caras à Aprosoja e aos produtores do Estado de Mato Grosso.”
No período da tarde, os produtores conheceram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), onde foram apresentados às principais frentes de atuação da entidade. Os participantes entenderam como funcionam as comissões de política agrícola, meio ambiente e assuntos fundiários, logística e infraestrutura, além da diretoria de relações internacionais, que atua representando o agro brasileiro em fóruns globais.
Para o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva essa a visita foi uma oportunidade de aproximação com as lideranças do campo. “Foi uma oportunidade única de expor o que a CNA faz em prol do produtor e, mais do que isso, mostrar as diferentes formas e estratégias que a gente pode ter com os Poderes de Brasília em defesa dos produtores. Esse foi um momento ímpar de troca de informações, que pode enriquecer muito o desenvolvimento deles enquanto líderes.”
Já a delegada do núcleo de Diamantino, Lígia Pedrini reforçou a importância do contato direto com o trabalho desenvolvido pela CNA. “Estamos aqui na CNA, conhecendo todas as comissões e tendo contato com todo o trabalho que eles também fazem representando o produtor, seja de soja, milho, como nós somos aqui do Mato Grosso, mas também de tudo que tem de interesse do nosso agro.”
A agenda do terceiro módulo reforça o compromisso da Aprosoja MT em formar lideranças conectadas com os espaços de tomada de decisão, ampliando a capacidade de representação dos produtores mato-grossenses no cenário nacional.
Por Fernanda Trindade - Assessoria de Comunicação
Crédito: Bruno Lopes / Aprosoja MT
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Assista nas redes sociais:
Vejas as fotos: