Pela região leste do estado, o segundo dia da Rodada Técnica reúne pesquisadores e produtores para discutir sobre doses e modos de calagem.
Nesta terça-feira (08.07), em Confresa, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou a segunda etapa da terceira semana da Rodada Técnica, para levar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos Centros Tecnológicos (CTECNOs) da entidade. O evento contou com a presença de pesquisadores da entidade e produtores rurais do núcleo Araguaia Xingu, que se reuniram para debater resultados de pesquisas, com destaque para temas fundamentais como doses e modos de calagem.
Para o delegado do núcleo Araguaia Xingu, Guilherme Cruvinel, receber o evento representa um passo importante para aproximar os produtores das pesquisas desenvolvidas pela entidade, o que gera confiança para a adoção de novas tecnologias. “É uma forma muito interessante e importante para nossa região, que estamos distante do centro, da entidade, trazer os resultados, mostrar para o que está tendo mais eficiência ou não”, afirma.
Conforme o pesquisador e consultor da Aprosoja MT, Leandro Zancanaro, um dos tópicos abordados foi em torno da correção da acidez do solo e o aumento da produtividade agrícola. “Nossos solos aqui da região são naturalmente ácidos, em Mato Grosso, e solos ácidos são pobres em cálcio, magnésio, têm altos valores de alumínio e a planta não desenvolve. Então é fundamental aplicar calcário para corrigir essa acidez e dar condições para que esse solo produza plantas mais vigorosas, seja soja, milho, algodão e todas as outras culturas”, explica Zancanaro.
O delegado do núcleo Araguaia Xingu, Douglas Michels, destacou o impacto positivo que a iniciativa pode ter a médio e longo prazo. “Essa vinda traz muito conhecimento para todos os produtores. Nós estamos em um momento difícil, a agricultura vem em um ano bem difícil com a condição de financiamento, crédito dificultado, então acredito que foi muito importante essa Rodada Técnica para ajudar os produtores nas tomadas de decisões, onde ele pode cortar, onde ele tem que fazer um maior investimento e o que dá para ser feito”, afirma.
A Rodada Técnica segue ao longo da semana, consolidando o compromisso da Aprosoja Mato Grosso em integrar conhecimento científico e práticas agrícolas, com foco no desenvolvimento regional e na sustentabilidade do agronegócio mato-grossense. O próximo encontro será realizado nesta quarta-feira (09.07), em Querência, às 18h30, no Sindicato Rural.
Por Vitória Kehl Araujo - Assessoria de Comunicação
Foto: Mateus Dias/Aprosoja MT.
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Assista nas redes sociais:
Veja as fotos: