Receita apreende mala com US$ 1,3 milhão em Cumbica

A Receita Federal deteve um passageiro com uma mala de dólares no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos, região metropolitana), por volta de 9h desta sexta-feira. O homem falou que levava U$ 1,3 milhão (R$ 2,6 milhões) e que o dinheiro era seu.

Os maços de notas foram encontrados entre revistas embrulhadas em papel pardo. Eram oito pacotes na mala, que também continha roupas e objetos pessoais.

Por volta de 18h, o passageiro permanecia em uma sala da Receita, enquanto a contagem do dinheiro era finalizada. Como não apresentou a declaração de posse de valores, ele será investigado pela Polícia Federal.

Segundo a Receita, o passageiro desembarcou de um vôo vindo da China que fez escala em Frankfurt (Alemanha). Ele apresentou passaporte brasileiro, tem residência fixa no país e fala português.

O passageiro não era suspeito, nem havia denúncia de transporte do dinheiro. A Receita realizou o procedimento padrão de escolha de alguns passageiros para realizar a vistoria. Em uma das malas, os pacotes de revistas levantaram a suspeita.

O dinheiro ficará sob custódia do Banco Central.

A última apreensão de valores tão altos como a desta sexta-feira (mais de U$ 1 milhão) foi há três anos, segundo a Receita Federal de Cumbica. Em média, há uma apreensão de dinheiro não declarado por semana no aeroporto.

Fonte: FELIPE MODENESE
Colaboração para a Folha Online