Boletim confirma morte cerebral de Jonas Pinheiro


Boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (18) confirmou a morte cerebral do senador Jonas Pinheiro (DEM), 67 anos, que está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Amecor, em Cuiabá, há uma semana. Na sexta-feira (15), ele entrou em coma profundo e arreflexivo e deixou de responder aos estímulos.

Pinheiro foi internado após sofrer uma parada cardiorrespiratória na noite do último domingo (11). Ao contrário do que havia sido divulgado inicialmente, o parlamentar não sofreu um infarto do miocárdio, mas sim uma “arritmia ventricular complexa".

Segundo a assessoria de imprensa, a família do senador não cogita em hipótese alguma desligar os aparelhos que mantêm as funções vitais do parlamentar e ainda acredita em uma recuperação. "Para a família, ele só vai morrer quando o médico dizer que ele morreu. Enquanto os aparelhos estiverem ligados, ele continua vivo".

Conforme o boletim, o senador permanece internado na UTI com manutenção das funções vitais por uso de aparelho ventilatório mecânico controlado, drogas vasoativas e procedimentos hemodialíticos diários. Quadro neurológico: apresenta-se em coma arreativo, com arreflexia de tronco cerebral e evoluiu hoje para morte encefálica.

Os cardiologistas Ubirajara Lupoli Barbosa e Gentil Farrath Junior; o neurocirurgião Marconi Alves Rosa e o nefrologista Osvaldo Rabel Filho assinam o documento.

Fonte: Redação Olhar Direto