O que vemos na Internet

Uma pesquisa feita em oito países mostra que os brasileiros usam cada vez mais a Internet. Um dado surpreendeu: a maioria dos pais acha que sabe o que o filho acessa no computador, mas quase 70% não têm idéia do que a criança encontra na rede.

Na casa da empresária Sirlene Rocha, todos são loucos por Internet. O exemplo já vem da mãe, que recorre à rede pra dar conta de tantos compromissos.

Entre uma busca e outra surgiu a paixão de Sirlene: os sites de moda. “No Carnaval, por exemplo, eu procurei dicas na Internet para customizar minha camiseta. Cheguei já pronta para o camarote”, conta.

Sirlene acompanha uma tendência mundial – é o que revela uma pesquisa feita com 7 mil internautas de 8 países. Os brasileiros são os que mais entram em sites de moda e beleza: 69% deles procuram dicas on-line.

Outro recorde do país: 99% das crianças e dos adolescentes brasileiros entram na Internet para pesquisar sobre trabalhos escolares.

Na família Rocha, o computador da casa era a tapa. “O Vinícius, que é o mais velho, queria fazer trabalho de escola, e o Gabriel continuava com seus joguinhos”, lembra o pai dos garotos. Para acabar com as discussões, o jeito foi comprar computador para a família toda. O escritório ficou apertado com tantos computadores, mas agora ninguém briga por computador.

A Internet, de acordo com o levantamento, já é a segunda forma de comunicação entre as pessoas; perde apenas para o telefone. No Brasil, 99% dos entrevistados disseram que mandam e-mails com freqüência.

Entre os hábitos infantis, um dado surpreende: enquanto em todo o mundo 40% das crianças entrevistadas admitiram que fizeram amigos na Internet, no Brasil esse número sobe para 74%.

A maioria dos pais se preocupa com os conteúdos a que os filhos têm acesso. “Apesar de a grande maioria dos pais acharem que sabem o que os filhos estão vendo, a pesquisa mostrou que quase 35% não fazem idéia do que as crianças estão acessando”, afirma Fabiano Tricarico, responsável pela pesquisa.

Tricarico resume em poucas palavras os resultados da pesquisa: “A gente pode tirar a conclusão de que o brasileiro está muito conectado à Internet. Para a grande maioria das pessoas, a Internet é um mundo paralelo”.

Fonte: www.globo.com/jornalhoje