Sérgio Ricardo evita discurso de racha no PR


Presidente da Assembléia não quer polemizar sobre possíveis articulações para uma candidatura alternativa à sua, rumo à prefeitura

As declarações que apontam indefinição do candidato do PR à Prefeitura de Cuiabá neste ano não desmotiva o único postulante declarado da sigla, o presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo. Pelo contrário, o parlamentar não quer polemizar com quem quer seja no partido. Sérgio assegura ter o apoio incondicional do governador Blairo Maggi.

Para o deputado, sua candidatura está definida e conta com o respaldo do governador desde o processo eleitoral de 2006, quando Maggi disputou a reeleição. Desde este período, garante Sérgio, ficou sacramentado o apoio do chefe do Executivo. Nomes como o do empresário Mauro Mendes são freqüentemente citados como alternativa no PR.

“Minha candidatura está colocada com o apoio incondicional do governador. Não é 99% que está fechado e sim 110%, para ficar uma boa margem de segurança”, brincou o deputado. Sérgio atribui as especulações sobre indefinição, de que o PR ainda não tem candidato, a pessoas que não têm o que fazer. Ele não citou nome. Mendes tem recebido estímulo de pessoas próximas de Maggi.

“Como tenho muito o que fazer, não posso perder tempo com essas histórias. Já passei de dois dígitos nas pesquisas de intenções de votos e tenho o menor índice de rejeição”, analisou. Segundo ele, sua candidatura é de evolução. Diz ainda que não está fazendo campanha porque não pode, por impedimento da legislação eleitoral.

“Quando abrir a temporada de colocar o bloco na rua, vou fazer. Agora, faço o trabalho que é permitido”, avisou Sérgio. Ele diz que não tem conhecimento e não vê resistência interna do partido. “Nunca vi e eu sou uma pessoa que sabe perceber as coisas”, considera.

No PR, há uma série de conjecturas sobre o pleito deste ano. As discussões internas levantam suspeitas da preferência de outro nome por pessoas ligadas ao governador. Além disso, o envolvimento de Sérgio com a presidência do Legislativo tem motivado questionamentos por parte de republicanos, que esperam um processo de candidatura já consolidado.

O secretário do PR em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo, confirmou em reportagem do Diário veiculada na edição anterior que, embora apenas Sérgio Ricardo tenha demonstrando formalmente a intenção de se candidatar, o partido está aberto a novos ‘prefeitáveis’. “É preciso lembrar que todo cidadão tem o direito natural de pleitear um cargo público, se assim o quiser. No PR, isso funciona da mesma forma”.

O deputado republicano assegura ter certeza da sua candidatura. “As coisas estão amarradas com nó de marinheiro”, comparou o parlamentar, que não demonstra preocupação. Ele afirmou ainda que mantém conversas com partidos no intuito de fechar as composições futuras. De acordo com Sérgio, é possível fechar alianças com os mesmo partidos que dão sustentação ao governo do Estado. “Então, não tenho dúvida de que esse será um momento muito importante. Estamos mais fortalecidos, o arco de alianças do governo do Estado poderá está nos apoiando”, acrescentou.

NOELMA OLIVEIRA
Reportagem Diário de Cuiabá