Tabaco deve matar 1 bilhão de pessoas até 2100, diz OMS

O tabaco matou 100 milhões de pessoas no mundo no século 20 e deve matar um bilhão de pessoas até 2100 caso o número de fumantes não caia consideravelmente, afirma a OMS (Organização Mundial de Saúde) em relatório divulgado nesta quinta-feira (7).

Segundo a organização, os novos dados apresentados oferecem um importante mapa mundial para o combate ao cigarro. De acordo com o relatório, após décadas de ataques ao tabaco, o número de fumantes está caindo em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Canadá. Porém, em países em desenvolvimento, o levantamento aponta crescimento.

De acordo com a OMS, o novo relatório representa a primeira análise compreensiva do uso do tabaco no mundo e também mede os esforços realizados para controlar seu uso em cada país. Segundo a organização, apenas 5% da população mundial vive em países que aplicam todas as medidas de proteção indicadas para reduzir o número de fumantes. Em 40% dos países ainda é permitido fumar em hospitais e escolas.

O relatório também revela que os governos arrecadam 500 vezes mais dinheiro em taxas relacionadas ao tabaco do que gastam com medidas anti-fumo.

"Ainda que as atividades anti-fumo estejam crescendo, os países devem fazer cada vez mais", afirma em comunicado Margaret Chan, diretora da OMS.

O relatório propõe medidas agressivas contra as tentativas da indústria tabagista de se estabelecer em países que possuem medidas mais brandas para o combate ao cigarro.

Segundo estimativas da organização, o aumento do número de fumantes em países em desenvolvimento fará com que estes países respondam por 80% das 8 milhões de mortes por doenças relacionadas ao tabaco previstas para 2030.

A análise global divulgada pela OMS reuniu informações de 179 países.

No Brasil, o estudo, que utiliza dados de 2006, aponta que 16,2% da população adulta (maiores de 18 anos) são fumantes. O consumo de cigarros no país se mantém estável desde 1999, ficando em torno de 100 bilhões de cigarros ao ano.

da Folha Online