GESTÃO HUMANISTA

Governo do Estado beneficia 38 mil pessoas com entrega de óculos gratuitos
LUANA BRAGA
Assessoria/Setecs-MT
A forma de enxergar o mundo não será mais a mesma para as 38 mil pessoas que foram beneficiadas pela iniciativa do Governo do Estado de entregar gratuitamente óculos de grau à população mato-grossense.

Implementada pela Secretaria de Estado, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) em parceria com o Instituto Lions de Visão, a ação promoveu nesta quarta-feira (09.02) a entrega de parte dos óculos no Centro Comunitário do bairro CPA I, em Cuiabá. Ao todo, foram investidos pelo Poder Executivo Estadual R$ 4 milhões.

O projeto começou no ano passado por meio da realização de 51 mil consultas oftalmológicas prévias, constatando-se a necessidade de atender 38 mil pessoas com a fabricação de óculos desenvolvidos para atender as especificidades de cada pessoa atendida.

Cidadãos como Ester Oliveira Carbonato, moradora do bairro CPA III, que recebeu das mãos da primeira-dama e secretária da Setecs, Roseli Barbosa, mais do que um simples óculos, como a própria define: “Recebi da nossa primeira-dama um presente, que é poder enxergar melhor. Eu quase não reconhecia mais as pessoas. Sem essa ação, eu dificilmente teria condições de adquirir meu próprio óculos”, declarou Ester.

Assim como Ester, outros moradores do CPA e região comemoraram a entrega do óculos. “Hoje acordei até mais cedo de tanta ansiedade que estava para receber o meu novo óculos. Esse que eu uso tem cerca de 10 anos e não me serve mais”, relatou Máximo de Jesus, que aos 77 anos tem como projeto de vida aprender a ler.

A continuidade e expansão do programa para mais regiões de Mato Grosso, abrangendo diferentes faixas etárias, já que neste primeiro momento foram priorizados o atendimento de pessoas acima dos 40 anos, foi assegurada pela primeira-dama Roseli Barbosa.

“Sabemos da importância de investir em programas socias que melhorem a saúde e qualidade de vida da nossa população, portanto, essa iniciativa não será a única. Ao longo destes quatro anos, queremos que muitas outras pessoas sejam beneficiadas com a entrega gratuita de óculos”, afirmou Roseli Barbosa.

Na oportunidade, a secretária agradeceu o empenho dos representantes do Instituto Lions de Visão que, por sua vez, ressaltou o perfil humanizador da atual gestão.

“Ações como essa demonstram claramente a visão humanista deste governo. Temos a certeza que assim como esse projeto foi um sucesso, outros terão o mesmo caminho”, observou o presidente do Instituto Lions de Visão, Whady Lacerda.