Confira a programação da festa nas cidades 'mais carnavalescas' de MT


Quem for visitar a família no interior do Estado durante o carnaval estará cheio de opções.

Em Denise a animação fica por conta da renomada Banda Olho D’agua do Estado do Paraná, que irá agitar o IV Agita Denise durante os cinco dias de folia carnavalesca. Domingo e terça, no horário entre 16hs e 20hs, haverá duas matinês para a criançada brincar e participar do carnaval.

A abertura do evento acontecerá na hoje (17) com Jeová Guerra e Amigos, e em seguida da banda principal.

Na cidade de Nortelândia a pedida é o III Carnapraia, que começa hoje e vai até o dia 21. O evento, que ocorre na beira da Praia Nortefly, será animado por quatro bandas, durante cinco noites, e durante o período diurno no sábado, domingo e terça, haverá sonorização no local. Quatro atrações integrarão o casting musical que se apresentará sendo elas as bandas: Cobra e Coral, Buana, Habitt’us e Banda Matriz.

Entre as opções, está Diamantino com o ‘Carnaval in Folia 2012’, que terá a decoração focada no Pantanal. A avenida JPF Mendes será o palco para os foliões curtirem o carnaval de rua até o dia 21 de fevereiro.

Em Rondonópolis, o ‘Rondofolia’ 2012 será realizado na pista do antigo Aeroporto Municipal José Salmen Hanze. São 20 camarotes e 13 tendas na praça de alimentação, que irão garantir a animação do público até o dia 21 de fevereiro.

Ainda na cidade, o ‘Kalangos in Vegas’ é a aposta de um carnaval diferente. A festa começa no dia 17 e vai até o dia 21 de fevereiro, sempre a partir das 22h. O estilo de música irá variar do Hip Hop ao House e do Funk ao Sertanejo, com diversas atrações como, DJ Eduardo Nazza, DJ Héron Love, e as duplas, Valter Júnior & Vinicius e Sarah & Lívia.

O Carnaval de Santo Antônio do Leverger espera um público de cerca de 100 mil pessoas para os seus cinco dias de festa. Reunindo a maior concentração populacional em blocos de rua do Centro-Oeste e gerando cerca de dois mil empregos diretos, a tradicional comemoração mato-grossense se renova em 2012 trazendo uma programação diversa, liderada pelo bloco ‘Garanhões da Madrugada’.

O Siriri e o Cururu têm espaço nos desfiles, sendo representados pelos grupos Bico de Prata, Renovação de Varginha, Unidos da Avenida e Flor de Laranjeira. Lendas e tradições folclóricas como as da ‘Mãe D’água,’ ‘Pé de Garrafa’, ‘Negrinho D’água’ e ‘Mãe do Morro’ também serão retratadas de forma alegórica durante o desfile. Serão cerca de 20 blocos se apresentando durante o dia acompanhados por instrumentos da música regional, como o mocho.

Em Chapada dos Guimarães, desfiles, feijoada e exposição marcam as festas do ano. Todos os dias, a partir de amanhã, haverão desfiles de blocos, entre eles o ‘Bafo de Onça’, ‘Unidos da Aldeia’, ‘Bode do Karuá’ e ‘Mingau’. Uma mostra de vídeos, fotos e reportagens das festas em outros anos pode ser vista pelos visitantes nas ruas centrais da cidade.

Em Acorizal, O município de Acorizal, localizado a 59 quilômetros de Cuiabá, realiza um carnaval de rua tradicional. A programação começa nesta sexta-feira com a apresentação da banda Sandokan. Amanhã, sábado, se apresenta a banda Gerasom.

No domingo, acontece o desfile dos blocos tradicionais da cidade, com a participação de um grande número de foliões. Entre os blocos se destacam os “caça cachaças”, “os esculachados” e “ninguém segura eles e elas”. A animação prossegue na segunda-feira com a banda Alto Astral. Na terça-feira, a partir das 17 horas, terá o tradicional desfile do bloco das piranhas.

Josiane Dalmagro - Folha do Estado