Governo Federal antecipa benefícios do Bolsa Família para nove municípios de Mato Grosso

O Governo Federal disponibilizou a antecipação do pagamento do benefício do Bolsa Família para as contempladas com o Programa que se encontram nos municípios fortemente afetados neste período de chuvas.

Cerca de 4.500 famílias que se encontram nos municípios de Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Santa Cruz do Xingu, Querência, Nova Nazaré, Ponte Branca, Rondolândia e São Félix do Araguaia já podem sacar os benefícios dos meses de março e abril, disponíveis até o dia 17 do próximo mês. Os recursos liberados somam R$ 512,6 mil.

O pagamento do Bolsa Família obedece a um escalonamento ao longo do mês, conforme o número de inscrição do cartão de cada beneficiário. Porém, no início deste ano, vários municípios decretaram situação de emergência ou calamidade pública por causa de enchentes e estiagem e pediram ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a liberação dos recursos para todos os beneficiários no primeiro dia do pagamento, independentemente do número de inscrição.

O MDS esclarece que não basta apenas que o município esteja em estado de emergência para a adoção de ações especiais de pagamento do Bolsa Família. É preciso também uma análise técnica da gestão estadual do programa. Além disso, é necessário que seja constatado que houve danos aos beneficiários e que a quebra do calendário aliviará a situação dos beneficiários.

*Com informações do MDS

ASSESSORIA / Setas/MT