Ságuas deve deixar Educação e assumir vaga na Câmara

Deputado federal Homero Pereira deve entrar com pedido de aposentadoria devido a câncer

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Ságuas Moraes (PT), deixará, nos próximos meses, o comando da pasta para assumir uma vaga de deputado na Câmara Federal, em substituição ao titular da vaga, Homero Pereira (PSD). Em seu lugar, a mais cotada para assumir o comando da Seduc é a secretária-adjunta Rosa Neide (PT).

Homero, que está em tratamento contra um câncer no estômago, renovou o pedido de licença médica por mais três meses, até outubro, e até o final da licença decidirá se vai pedir a aposentadoria. Ele diagnosticou um tumor do tipo adenocarcinoma em fevereiro e, em junho, retirou parte do estômago. 

“Meu tratamento de quimioterapia está se prolongando mais do que eu esperava e, por isso, estou pensando em pedir aposentadoria. Com a minha ausência, há somente sete deputados de Mato Grosso atuando na Câmara Federal, e não posso prejudicar o Estado por causa do meu tratamento”, disse Homero ao MidiaNews, nesta sexta-feira (9).

"Com a minha ausência, há somente sete deputados de Mato Grosso atuando na Câmara Federal, e não posso prejudicar o Estado por causa do meu tratamento", diz Homero Pereira.

“Como o Ságuas só aceita assumir a vaga de deputado se for em caráter definitivo, a solução para esse caso, se o tratamento for muito demorado, seria eu me aposentar”, disse o deputado.

Troca na Seduc 

Ságuas afirmou que, caso Homero se afaste definitivamente do cargo, tem interesse em assumir como deputado. Porém, ele afirma que o PT só fará essa discussão após a aposentadoria de Homero ser publicada. 

“A partir da publicação da aposentadoria, se ela de fato ocorrer, vamos analisar as mudanças que serão feitas na Seduc. A discussão de nomes será feita no âmbito partidário, e só ocorrerá após ser definido que realmente o deputado Homero vai se aposentar, e que eu vou assumir como deputado federal. Mas o PT tem, sim, interesse em continuar com a secretaria, e estamos prontos para conversar quando o governador quise”, disse.

A mais cotada para assumir a Seduc é a ex-secretária Rosa Neide, que atua como adjunta na pasta. Ságuas citou também, como possibilidades, o ex-deputado federal Carlos Abicalil, o deputado estadual Alexandre César e o vereador Allan Kardec.

“A discussão de nomes passará pelo partido, e a Rosa Neide, naturalmente, será consultada. Porque a escolha de secretário funciona assim: o PT indica e o governador Silval Barbosa decide. E, nesse caso, ele já conhece o trabalho dela, que está há mais tempo na secretaria, já foi titular da pasta e executou um grande trabalho”, disse o petista.

Fonte: LAÍSE LUCATELLI - Redação Mídia News