SAÚDE – Governo vai priorizar ambulância para indígenas de Tangará

O secretário-adjunto de Saúde, de Mato Grosso, Ednilson de Lima Oliveira, garantiu ao deputado Wagner Ramos (PR) incluir na lista das prioridades futuras do governo o fornecimento de uma ambulância para atender comunidades indígenas de Tangará da Serra, no sudoeste do estado.

Junto com o pedido feito em maio último, por meio da Indicação nº 1379/2013, Wagner alertou para um problema considerado grave. “Nossa região tem aproximadamente dois mil índios e a única unidade móvel para atendê-los está sucateada, sem condições de uso”.

A preocupação do republicano está diretamente ligada à proposta da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Ela foi apresentada e aprovada por unanimidade no Conselho Nacional de Saúde, e publicada em dezembro de 2011.

O texto reconhece a dívida histórica do país com a saúde das populações do campo. Também revela a necessidade de superação do atual modelo de desenvolvimento agrícola, tido como predominante, na busca das relações responsáveis “homem–natureza” e as que promovem a saúde. A proposta aponta, ainda, para a extensão de ações e serviços de saúde que atendam as populações, respeitando suas especificidades.

Levantamento recente revela que cerca de duas mil pessoas integram as comunidades indígenas de Tangará da Serra. A garantia dada pela Secretaria de Saúde está no Ofício nº 1101/2013/GBSES.

Por Fernando Leal/Assessoria - AL/MT