Mauri confirma "desvio" de recursos federais e é acossado por opositores na Assembleia

Durante uma reunião conturbada da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, marcada por deputados exaltados e um secretário de Saúde sendo "bombardeado" por perguntas dos parlamentares, Mauri Rodrigues confirmou que não tem destinado de forma integral recursos conseguidos no Ministério da Saúde ao Hospital Regional de Sinop.

Sob protestos e seguidas interrupções dos deputados Antonio Azambuja (PP), presidente da comissão, além de contraposições de Ademir Brunetto (PT), Mauri afirmou que o dinheiro que deveria ser repassado ao Hospital Regional de Sinop está sendo distribuido entre o Hospital Metropolitano e o Hospital de Alta Floresta.

Isso porque, segundo o secretário de Saúde, a Organização Social responsável pela administração do hospital ainda não completou a reforma da estrutura, pré-requisito para o recebimento do valor total da verba e de equipamentos. "Eles não têm produção. Seria irresponsabilidade minha repassar verbas para um hospital sem produção. Então estou repassando para onde tem", asseverou.

De acordo com o secretário, o Hospital Regional de Sinop recebeu R$ 2,636 milhões para completar a reforma estrutural e então ter uma produção condizente com o firmado em convênio. Contudo, a instituição ainda possui mais de R$ 400 mil guardados em caixa e não termina a obra. “Por isso não estamos repassando para eles. Seria uma irresponsabilidade minha repassar verba para um lugar sem produção. Isso sim seria um crime”, argumentou.

Do outro lado, Ademir Brunetto afirmou que Mauri está incorrendo de improbidade administrativa por ter usado dinheiro federal para fins não firmados em contrato. "O senhor está cometendo um erro e vai ter que evolver centavo por centavo deste dinheiro", disparou, recebendo em seguida o apoio de Antonio Azambuja.

Visivelmente irritado, o secretário Mauri Rodrigues chegou a dizer que resolveria tudo naquele instante, mandando retirar das outras unidades o dinheiro repassado pelo Ministério da Saúde e repassar ao hospital de Sinop. “Sou uma pessoa de raciocínio rápido. É esse o problema? Então vocês que aprovam o orçamento do estado, aprovam retirar recursos das outras unidades para enviar ao Hospital Regional de Sinop, que não tem produção?”, questionou.

Fonte: Jardel P. Arruda - Redação Olhar Direto