PEDOFILIA - Período da Copa preocupa instituições

Aproximadamente 450 pessoas participaram nesta quarta-feira (14) da palestra, no I Simpósio “Quebrando o Silêncio”. O tema faz uma menção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no próximo domingo (18). O evento deste ano debateu o receio de que os índices aumentem com a chegada de turistas de todo o mundo em função dos jogos da Copa de 2014.

Organizada pela Igreja Adventista com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, a palestra contou com a participação de Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, a coordenadora do Creas/Norte, vereadores e advogados. 
Durante a palestra, o procurador-geral de Justiça falou sobre as características de quem comete e de quem sofre o abuso, das sequelas, perfil do abusador, perigos da internet, pedofilia, entre outros assuntos.

Foram distribuídas cópias da cartilha “Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Ajude-os a mudar esta página”,escrita pela promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues, aos conselheiros, professores, assistentes sociais e demais participantes.

No ano passado, conforme dados das seis unidades dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, das 2.960 denúncias recebidas, 402 foram relacionadas ao abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Uma grande preocupação é que, com a chegada de turistas de todo o mundo em função dos jogos da Copa de 2014, esse índice aumente consideravelmente.

Em Várzea Grande, o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, da Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, também participou da solenidade de premiação dos vencedores do concurso de redação referente à mobilização alusiva ao Dia 18 de Maio. Seis alunos, sendo três da rede estadual e três da municipal, foram premiados com tablets, smartphone e mochilas com kit escolar.

Nesta quinta-feira, às 16h, será realizada a passeata em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A concentração será na Praça Aquidabã, no centro de Várzea Grande. Na sexta-feira (16), o procurador-geral de Justiça fará uma palestra sobre o tema no município de Tangará da Serra.

Paula Arruda, repórter do GD